Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: Retomada das atividades é adiada após aumento de infectados

Protocolos que seriam discutidos essa semana para o retorno de novos setores na economia estão adiados até a nova etapa da pesquisa

15/06/2020 14:04

A retomada das atividades econômicas do Piauí foi adiada pelo governo do Piauí depois uma nova etapa da pesquisa sorológica apontar crescimento da taxa de infectados pelo novo coronavírus no estado. O anúncio foi realizado pelo governador Wellington Dias durante live nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (15).

Segundo o governador, os protocolos para o retomada das atividades dos serviços de saúde, construção civil e automotivo, que já haviam iniciado, seguem em debate. Contudo, os novos setores que iniciariam as discussões essa semana entorno dos protocolos de reabertura ficam com os trabalhados paralisados.


Leia também

UTIs: 91% dos leitos privados estão ocupados no Piauí 

Covid-19: Teresina continua com baixo índice de isolamento social 


A decisão de Wellington Dias está baseada nos números apresentados da sexta etapa da pesquisa sorológica que apontaram um crescimento da transmissibilidade da doença em todo o estado e o aumento dos óbitos. O governador alegou ainda a dificuldade na instalação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensa (UTI) em Teresina e no interior.

“Em razão da gente ter tido dificuldade no cumprimento de novos leitos de UTI, principalmente da capital. Ainda há crescimento na taxa de pessoas infectadas, há crescimento da transmissibilidade, que gera crescimento no número de pessoas que adoencem e geram demanda nos hospitais e gerou aumento de óbitos. Isso tudo nos levou a manter o patamar das liberações aprovadas até a reunião anterior, mas não fazendo novas ampliações”, declarou. 

O governador Wellington Dias agendou uma nova reunião para tratar sobre a reabertura do comércio para a próxima segunda-feira, 22 de junho. O chefe do executivo vai aguardar os dados as sétima etapa da pesquisa, que será realizado no final dessa semana, para analisar se a taxa da transmissão da doença continuará em crescimento e deliberar novas decisões sobre a economia na reunião. 

Dados da pesquisa sorológica

Segundo os dados da sexta etapa da pesquisa sorológica encomendada pelo governo, existem no Piauí cerca de 134.102 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em todo o estado. Os números apontam uma redução nas subnotificações. As etapas anteriores indicaram que para cada pessoa que testou positivo, existiam outras 18 que estavam infectadas, mas não realizaram os testes. Agora, essa quantidade reduzia para 15 subnotificados.

Por outro lado, a taxa de infectados voltou subir. O índice havia caído de 1,83 para 1,32 entre a quarta e quinta etapa da pesquisa realizada de 30 de maio a 2 de junho. Na nova estimativa, a taxa saiu de 1,32 e saltou para 1,53, indicado que a doença voltou a ganhar força no Piauí. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: