Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Waldyr Junior assume a Associação Nacional da Indústria Cerâmica

O novo presidente da ANICER aponta que a indústria de cerâmica do Piauí hoje é referência para o Brasil pela postura do empresariado

16/01/2023 18:16

A implantação de novas tecnologias na indústria cerâmica do país é um dos focos da gestão do empresário Waldyr Moraes Junior como presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER). Ele é o primeiro empresário do Piauí a comandar a instituição e chega com a experiência de representar a nível estadual o empresariado do setor por duas vezes. 

Em entrevista ao programa O Dia News, da O Dia Tv, nesta segunda-feira (16), Waldyr apontou que os pequenos produtores terão um olhar atencioso na sua gestão. “Temos mais de 6 mil cerâmicos e grande parte são pequenos produtores. Nossa gestão tem um olhar para essas empresas porque elas necessitam de implantação de tecnologia, inovação. Temos que brigar por uma política de preço e uma política de financiamento com juros baixos”, disse.

Foto: Jailson Soares / O Dia

Waldyr Junior comentou que a pandemia afetou fortemente a indústria cerâmica, uma consequência dos prejuízos calculados pela construção civil. Ele explicou que a retomada ocorre de forma lenta devido o pleito eleitoral do ano passado, mas que o anúncio do retorno de programas de construção de casas populares anima o mercado. 

“O mercado da construção foi muito afetado na pandemia. Nosso setor tem uma dependência muito grande de casas populares e tivemos um momento de retração nesse mercado. Estamos sofrendo com alta de custos, alta de juros. A nossa expectativa é que no segundo semestre, até pelas demonstrações de ministros de que terá aporte de R$ 10 bilhões para casa popular. É o que esperamos”, afirmou.

O novo presidente da ANICER aponta que a indústria de cerâmica do Piauí é referência para o Brasil pela postura de inovação e investimento em tecnologia do empresariado do setor, assim como a excelência na uma argila do Estado, que proporciona qualidade no produto final. 

Mais sobre: