Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Portaria altera habilitação do HU; hospital passa a oferecer radioterapia

Usuários do SUS no HU-UFPI contarão com parceria do Oncocenter para realização de procedimentos de radioterapia.

03/01/2021 13:19

O ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, assinou uma portaria que altera a habilitação do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para Unacon, com serviço de radioterapia de complexo hospitalar. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 31 de dezembro, na gestão do superintendente José Miguel Parente, que exerceu o cargo de 2013 a 2020.


Leia também: Venezuelanos em Teresina: secretaria determina a presença da Guarda Municipal nos abrigos 

A Unacon é uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia e irá beneficiar ainda mais os usuários do SUS, que no HU-UFPI contarão com a parceria da Oncocenter para a realização de procedimentos de radioterapia. 

Foto: Reprodução

O recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada terá um montante anual de R$2,5 milhões aproximadamente a ser incorporado ao limite de financiamento de Média e Alta Complexidade.

O que é a radioterapia?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos em pacientes oncológicos.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: