Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Praias de Atalaia e Peito de Moça estão liberadas para banho

Relatório divulgado pela Semar aponta que não foram encontrados novos fragmentos de óleos na região. A praia da Pedra do Sal continua imprópria.

20/11/2019 15:10

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou, na tarde desta quinta-feira (20), um relatório de monitoramento ambiental envolvendo as praias de Atalaia e Peito de Moça, ambas atingidas recentemente por manchas de óleo, no município de Luís Correia, litoral do Piauí. Segundo o órgão estadual, elas estão liberadas para banho.


LEIA MAIS: Praia de Atalaia é interditada após retorno de manchas de óleo 

Semar libera praias do Atalia e Peito de Moça. Foto: Arquivo O Dia

A Semar informou que a liberação das praias só foi possível porque não foram encontrados novos fragmentos de óleos nesta quarta-feira após o monitoramento de 5,5 km em alto mar. A praia da Pedra do Sal, segundo o órgão, segue inapropriada para banho.

No documento conta ainda que durante os dias 19 e 18 foram percorridos aproximadamente 130 km  em alto mar em forma de zigue-zague, a bordo do Navio Patrulha Guanabara, seguindo até a praia do Maramar. O objetivo foi interceptar manchas de óleo na corrente marítima que pudessem ser depositadas nas praias entre Peito de Moça e o Delta do Parnaíba.

Navio Patrulha Guanabara. Foto: Semar 

Por fim, a Semar acrescentou que situação apresentada não significa que novas manchas não possam aparecer posteriormente, sendo necessário o monitoramento constante das praias. A ação foi acompanhada de perto por representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: