A Prefeitura Municipal de Vera Mendes, a 387 Km de Teresina, revogou a obrigatoriedade do uso da máscara contra a covid-19 em ambientes fechados. A medida só não vale para hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínicas laboratoriais e em casos de sintomas gripais. Nestas situações, o uso de máscara segue obrigatório.
Foto: Jorge Machado/O Dia
Para os indivíduos considerados com maior risco de desenvolver formas graves da covid como idosos, puérperas, imunossuprimidos, transplantado, portadores de câncer e portadores de doenças crônicas, o uso da máscara também continua sendo obrigatório. Aqueles que testarem positivo para covid-19 ou que tiveram contato recente com quem teve a doença também devem mante o uso da máscara.
Para determinar a flexibilização nas medidas não farmacológicas contra a covid-19, o prefeito de Vera Mendes, Carlos José da Silva, levou em consideração os índices de cobertura vacinal alcançados no município com mais 60,69& da população vacinada com a terceira dose até o momento e a ampla disponibilização dos imunizantes nos postos de saúde.
A medida começou a valer a partir da data de publicação do decreto.