Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Previsão do tempo para o Piauí: 153 cidades estão em alerta para umidade crítica

Nas próximas duas semanas de outubro não há previsão de chuva um único dia. No céu há predomínio de sol e tempo parcialmente nublado.

18/10/2020 15:07

Passada a primeira quinzena de outubro e a 13 dias do final de outubro, que é considerado o mês de ápice do B-R-O-Bró (período mais quente do ano), o Piauí segue com dias de extremo calor e até para as próximas semanas, período para o qual já se tinha previsão de chuvas isoladas, as temperaturas permanecerão altas e a umidade baixa.

Na tarde deste domingo (18), pelo menos 153 municípios piauienses encontram-se na faixa de alerta para níveis críticos de umidade  relativa do ar. Os índices variam de 20% a 30% e é considerado preocupante para a saúde pois acarreta sobrecarga do sistema respiratório. O alerta foi emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e abrange o sudeste, centro-norte, sudoeste e norte do Piauí.


Foto: Reprodução/Inmet

“Aviso de baixa relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde”, é o que diz o aviso emitido na tarde de hoje (18). Ele se estende até o final do dia e há previsão de que possa permanecer o alerta para os próximos dias. O instituo recomenda para a população a ingestão de bastante líquido, que se evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia (das 10h às 16h). Em casos do emergência, os Bombeiros e a Defesa Civil devem ser acionados pelos números 193 e 199, respectivamente.


Foto: O Dia

Teresina segue com temperaturas em alta e máximas podem chegar aos 40°C

Para quem mora em Teresina, será mais uma semana de calor, quentura e tempo seco e abafado. Isso, porque o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê para o território da capital temperaturas variando na casa dos 23°C de mínima e dos 39°C de máxima. O céu permanece com predomínio de sol e parcialmente nublado em alguns horários específicos.

Não há previsão de chuva para nenhum dia nas próximas duas semanas de outubro e a possibilidade de pancadas isoladas não passa dos 5%.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: