Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professores concluem curso de Libras ofertado pela SEMEC

Mais de 100 professores concluíram o curso nas modalidades básico, intermediária, avançado e libras II

20/12/2016 11:14

Apresentações musicais encerraram oficialmente o Curso de Libras 2016 promovido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) para professores da Rede Municipal de Teresina. Os participantes montaram apresentações musicais na linguagem de sinais demonstrando o que aprenderam no decorrer do curso. 

Estudantes da Escola Municipal Ruben Ludwig também realizaram apresentações demonstrando desenvoltura sobre o que foi trabalhado através do projeto Libras Multiplicadores, desenvolvido pela professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Leila Soares. O projeto está sendo desenvolvido em algumas Unidades de Ensino Municipal e tem como principal objetivo preparar jovens para que eles consigam se comunicar com pessoas surdas.

Segundo Teresa Fortes, da Divisão de Educação Inclusiva da SEMEC, os professores se apropriam da estrutura da língua para confeccionarem material e utilizarem tanto nas salas multifuncionais, quanto nas salas de aulas regulares. Mais de 100 professores concluíram o curso nas modalidades básico, intermediária, avançado e libras II este ano. O objetivo da SEMEC é preparar estes profissionais para que eles possam multiplicar dentro das Unidades de Ensino Municipal a linguagem de sinais, tornando as escolas mais acessíveis.

“O aprendizado nesses cursos é bastante positivo, eles avançam a cada aula e levam isso para as escolas, ampliando o atendimento às crianças com deficiência. Os professores são criativos e interessados em continuar a aprender”, conta Teresa.

Quem já confirmou participação nos demais níveis do curso foi a professora Josy Silva, da Escola Municipal H. Dobal. Apaixonada pelas Libras, ela realiza um trabalho de inclusão na escola através da linguagem dos sinais. Para a professora, todo profissional deveria aprender a linguagem.

“Busquei o curso para conseguir me comunicar com uma das minhas alunas que tem deficiência auditiva. Logo com as primeiras aulas já consegui pegar o ritmo para ter um diálogo compreensível com eles. Hoje consigo ajudar alunos surdos da escola e até ensino a turma. Acredito que todo mundo deveria entender o mínimo de Libras para nos comunicarmos melhor, sem exclusão”, conclui a professora.

Fonte: Semec
Mais sobre: