Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Queimadas no Piauí aumentam 56% em relação a 2013

Maior incidência de focos de incêndio acontece no Cerrado.

17/10/2014 14:25

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), disponíveis no Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios, nos primeiros dias de outubro, o Brasil teve um elevado aumento em focos de incêndios e o bioma mais afetado nesses últimos dias foi o Cerrado.

Só no Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, segundo maior ecossistema brasileiro, foram registradas 2.126 ocorrências.

Em terras piauienses, se comparado a 2013, segundo os dados do Inpe, houve um aumento de 56%. No ano passado, foram registradas 5.027 focos de incêndio. Já neste ano, o monitoramento de Queimadas e Incêndios já registrou 7.846 focos, no mesmo período*.

*Esses dados foram levantados no período de 07/Jan até 16/Out de 2013 e 2014 respectivamente.

Se o ritmo atual se mantiver pelas próximas duas semanas, o total de focos de incêndio ativos também será maior que os de agosto e setembro últimos. Ao longo de todo o mês passado, foram registrados 43.174 casos. Historicamente, setembro é o mês que concentra o maior número de ocorrências de todo o ano.

Fonte: Agência Brasil
Mais sobre: