Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles diz que Piauí deve totalizar R$ 2 bilhões em investimentos neste ano

Na Alepi, o secretário estadual de Fazenda apresentou o balanço das contas públicas em 2020 e no primeiro quadrimestre deste ano

02/06/2021 15:29

“É um momento muito positivo, do ponto de vista fiscal para o estado do Piauí”, foi o que afirmou Rafael Fonteles, secretário de Estado da Fazenda, ao apresentar o balanço das contas públicas aos deputados da Assembleia Legislativa (Alepi) nesta quarta-feira (2). Dados da pasta mostram que as Receitas Correntes Líquidas (RCLs) tiveram um aumento superior a 20% entre os três quadrimestres de 2020 e dos quatro primeiros meses deste ano.

“No primeiro quadrimestre deste ano, sem nenhum tipo de receita extraordinária, mesmo assim esse equilíbrio se mostra sustentável. A receita permanente corrente comparada com a despesa permanente corrente mostra que há um equilíbrio e, portanto, possibilita ao Estado ter suas obrigações em dias com pessoal, custeio da máquina, dívida pública e com os Poderes, além de ter capacidade de investimento do próprio Tesouro Estadual”, afirmou o gestor.

Rafael Fonteles (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

O secretário pontuou que os momentos difíceis vividos pela economia piauiense entre 2017 e 2019 prepararam o Estado para os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ao setor produtivo no ano passado e, consequentemente, para a arrecadação do estado com efeitos sentidos ainda no começo do atual exercício. “O que tinha sido plantado em termos de melhorias das contas públicas está sendo colhido agora”, avaliou.

Por fim, Fonteles  disse que o Piauí deve investir cerca de R$ 2 bilhões até o final deste ano em ações voltadas para os mais variados segmentos, com recursos próprios e também oriundos de operações de crédito, do Orçamento Geral da União (OGU) via bancada federal de deputados e senadores, do precatório do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

Mais sobre: