Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ruas de Picos ficam alagadas após forte chuva; prefeitura monitora áreas de risco

Segundo o climatologista Werton Costa, estado segue sob alerta do Inmet

16/02/2021 15:05

Ruas de diversos bairros de Picos, cidade localizada no Sul do Piauí, ficaram alagadas após uma forte chuva iniciada na manhã desta terça-feira (16) e que se estendeu até o começo da tarde.  Segundo Werton Costa, climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a precipitação confirmou um alerta laranja emitido na tarde de ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para chuvas mais intensas em todo o estado. “Até a última medição Picos registrou 98mm, mas ultrapassou isso porque continua chovendo”, pontuou.

Além de transtornos à população, a situação causou estragos em vias públicas que, segundo a Prefeitura de Picos, estão sendo monitorados e acompanhados  pela gestão local. No bairro São José, por exemplo, o volume da precipitação formou fortes corredeiras, enquanto que na rua São Sebastião, na região central, a água quase avançou sobre as calçadas e invadiu residências. 

Essa chuva já era esperada. Estávamos acompanhando todo o período chuvoso e sabíamos que ela viria com essa intensidade (...) a situação é crítica e  lamentável, porque nossa cidade geograficamente, como todos nós conhecemos, no período chuvoso oferece esse desconforto, mas estamos prontos para atender a população e, na medida do possível, fazer aquilo que pudermos”, disse João Araújo, secretário municipal de Defesa Civil.

O Inmet ainda mantém os municípios piauienses, sobretudo os localizados na região Sudeste e Sudoeste, sob alerta de chuvas mais intensas que podem últrapassar a marca de 100mm ao dia, que podem causar “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

Mais sobre: