A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou ao PortalODIA.com que ainda não há uma previsão para o início da nova etapa de vacinação contra a Covid-19 em Teresina. Isto porque não existem doses suficientes para começar a imunização de um novo grupo.
Em Teresina já são contabilizados 24.005 imunizados com a primeira dose. A nova etapa de vacinação deve ocorrer assim que chegar outra remessa de vacinas contra a Covid-19 no Estado. O grupo que será contemplado deve ser decidido de acordo com a quantidade de doses.
No Piauí, 57.375 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid -19. No grupo prioritário estão os profissionais da Saúde e idosos. Ao todo, 51.956 trabalhadores de Saúde foram imunizados, já a vacinação em idosos com 90 anos e mais chegou a 5.030 doses.
Idosos vacinados
De acordo com a FMS, a meta inicial era imunizar 2.460 idosos com 90 anos e mais, no primeiro dia de vacinação 1.357 foram contemplados. No total, 1.848 idosos tomaram a primeira dose.
Os idosos acamados que estiverem cadastrados no programa Estratégia Saúde da Família, por meio dos agentes comunitários de saúde, receberão a vacina em casa.
Profissionais da Saúde
No dia 11 de fevereiro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da saúde de clínicas privadas com a abertura de dois postos para a imunização mediante agendamento. Os pontos são nas faculdades CET (zona Norte) e Centro Universitário Santo Agostinho (zona Sul) e estão abertos no horário de 9h às 17h.
Segundo estimativas da FMS, Teresina tem aproximadamente 36 mil trabalhadores da saúde em estabelecimentos públicos e privados. Até o dia 10 deste mês, 21.234 profissionais da saúde haviam sido vacinados.