Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semiárido piauiense tem tendência de crescimento de síndrome respiratória aguda

O mapa divulgado pela Fiocruz inclui a região de Picos, Jaicós e Fronteiras.

21/08/2020 18:15

Dados publicados nesta sexta-feira (21) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que o semiárido do Piauí tem possibilidade de crescimento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). O levantamento foi divulgado pela Agência Brasil.

De acordo com a publicação, pela primeira vez o boletim informa as tendências na curva de casos, apontando locais em que há possibilidade alta  - maior que 95% - ou moderada - maior que 75% - de aumento ou queda no número de casos. No caso do semiárido piauiense, uma análise dos dados das últimas seis semanas, permitiu que fosse identificado a possibilidade alta de crescimento de mais de 95%.

O mapa divulgado pela Fiocruz inclui a região de Picos, Jaicós e Fronteiras. No entanto, na região Sul do Estado a previsão é de queda de aproximadamente 75%, enquanto na região Centro Norte a probabilidade é de queda de mais de 95% nos registros de casos de SRAG.

Foto: Divulgação/SSMG

O levantamento inclui apenas os registros de casos que apresentam quadro sintomático de febre, tosse ou dor de garganta, dispneia ou saturação de oxigênio maior do que 95% ou dificuldade respiratória e que tenham necessitado hospitalização ou que vieram a óbito tendo apresentado esse quadro de sintomas, independentemente de hospitalização.

Além do Piauí, esta alta também é esperada para às macrorregiões do Leste do Sul e no Jequitinhonha, em Minas Gerais. Já no noroeste e no oeste do Paraná, no norte de Tocantins e na macrorregião de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, a tendência de alta é moderada, com mais de 75% de chances.

Nas demais regiões do país, há tendência de estabilização ou queda, segundo o boletim. O município do Rio de Janeiro manteve um sinal de estabilização após um leve aumento em semanas anteriores, cenário que sugere cautela para novas medidas de flexibilização, segundo a Fiocruz.

O Infogripe divulgado hoje (21) é referente aos dados que foram inseridos no Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 16 de agosto e compõem a Semana Epidemiológica 33, período que vai de 9 a 15 de agosto. Os casos notificados de SRAG apresentam tendência de queda, entretanto, todas as regiões do país continuam na chamada zona de risco, quando a ocorrência dos casos está acima do patamar de atividade muito alta.

A expectativa, segundo o boletim, é que o número de casos de SRAG no Brasil, na Semana 33 ,possa chegar a 99,4 mil. Entre os pacientes em que a ação viral é confirmada, 99,2% dos casos são da covid-19; 0,2%, de Influenza A; 0,1%, de Influenza B; e 0,1% de vírus sincicial respiratório (VSR). O total de registros de óbitos no Sivep-Gripe, independente de sintomas, é de 151.890, com estimativa atual de 162.526.

Por: Nathalia Amaral, com informações da Agência Brasil.
Mais sobre: