Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Serviço de achados e perdidos auxilia população que perdeu documentos

O atendimento é oferecido em todo o Estado e recebe apenas documentos oficiais, como por exemplo, RG, CPF, título de eleitor, carteira de motorista dentre outros. Cartões de crédito, do SUS ou outros objetos não serão aceitos pelas agências.

09/01/2019 11:03

Perder documentos é sempre uma grande dor de cabeça. Além de ficar um tempo sem a documentação, ainda tem a problemática para renová-los. Uma boa opção para quem está passando por este problema, é tentar encontra-los nas agências dos Correios. Atualmente, a entidade oferece o serviço de achados e perdidos para a população. 

O atendimento é oferecido em todo o Estado e recebe apenas documentos oficiais, como por exemplo, RG, CPF, título de eleitor, carteira de motorista dentre outros. Cartões de crédito, do SUS ou outros objetos não serão aceitos pelas agências. Os documentos podem ser retirados após o pagamento de uma taxa de R$ 5,70.


Os documentos que chegam são cadastrados no site dos correios, onde pode ser consultado pela população. Foto: Poliana Oliveira/ODIA 

A supervisora de atendimento, Isabel Silva, explica que cada Estado tem uma agência central que concentra o serviço de achados e perdidos. “Todos os documentos que são encontrados vêm direto para cá, chegando aqui nós o cadastramos. Se alguém quiser saber se o documento está aqui é só entrar no site e procurar, nem precisa vir direto na agência. E é assim em todos os estados. Nós, por exemplo, recebemos a demanda da capital e do interior”, disse. 

De acordo com a supervisora os documentos existe um prazo máximo de 60 dias para que seu dono o recolha. “Se por acaso você perdeu algum documento, o primeiro a se fazer é o boletim de ocorrência, pois os documentos só podem ser retirados das agências mediante a apresentação do B.O e de um documento que comprove que você é você, digamos assim”, afirma. 

Segundo Isabel, após os 60 dias os documentos são enviados para o órgão expedidor. Se por acaso houver documentos de outros estados, eles são encaminhados para a agência central daquela região. “É importante ressaltar que a contagem começa quando o documento entra no sistema. Às vezes você perde ou é roubado hoje, mas seu documento só é encontrado dias depois”, completa.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Geici Mello
Mais sobre: