Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sintomas gripais associados à COVID 19 reduzem 39% em agosto no Piauí

De acordo com o levantamento, o número de pessoas que relataram sintomas reduziu de 36 mil em julho para 22 mil em agosto.

23/09/2020 17:50

Segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid 19 (PNAD Covid19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de julho para agosto, a redução no quantitativo de pessoas relatando sintomas gripais associados ao novo coronavírus foi de cerca de 39%. Na PNAD Covid 19 são considerados sintomas associados à pandemia: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; febre, tosse e dor no peito.

Foto: Arquivo O Dia

De acordo com o levantamento, em maio, o número de pessoas que informaram à pesquisa estar com sintomas gripais associados à COVID 19, era de 18 mil pessoas (0,5% da população), tendo evoluído para 31 mil em junho (1,0%), 36 mil em julho (1,1%), e finalmente reduzido para 22 mil em agosto (0,7%). 

Piauí é o segundo estado em realização de testes de coronavírus

O Piauí é a segunda Unidade da Federação com maior percentual de testes realizados para a Covid-19, ficando atrás apenas do Distrito Federal. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio PNAD COVID 19, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. O Piauí testou 14,4% da população e o Distrito Federal, 19,4%. 

Foto: Divulgação/Ccom

O Estado de Roraima ficou em terceiro lugar com percentual de 12% de testagem. Por outro lado, Pernambuco registrou o menor percentual (5,8%), seguido por Acre (6,0%) e Minas Gerais (6,1%). Pela pesquisa, praticamente não houve diferença no percentual de pessoas do sexo masculino e feminino que fizeram algum teste para coronavírus, 8,3% e 8,7%, respectivamente. 

Por grupos de idade, o maior percentual foi entre as pessoas de 30 a 59 anos de idade (11,9%), seguido pelo grupo de 20 a 29 anos (9,5%) e, entre as pessoas de 60 anos ou mais de idade, apenas 7,3% realizaram algum teste. 

A pesquisa conclui também que quanto maior o nível de escolaridade, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste. Entre as pessoas sem instrução ao fundamental incompleto, o percentual foi de 4,4% e, entre aqueles com superior completo ou pós graduação, 17,9% testaram.

Pelo menos 18% das pessoas com maior rendimento domiciliar per capita fizeram o teste para Covid-19. Considerando o tipo do teste, das pessoas que fizeram algum teste, 25,2% das pessoas que fizeram o SWAB testaram positivo; dos que optaram pelo teste rápido com coleta de sangue através do furo no dedo, 17,6% testaram positivo.

Agosto registra redução nas medidas de distanciamento social no Piauí

No mês de agosto, comparado ao mês anterior, a população do Piauí apresentou uma redução em geral no tocante às medidas restritivas de contato social. As pessoas que afirmaram que reduziram o contato social mas que continuaram saindo de casa e/ou recebendo visitas passou de 21,4% em julho para 27,2% das pessoas, um aumento de 5,8 pontos percentuais. As pessoas que afirmaram ter ficado rigorosamente isoladas em casa reduziu de 31,1% em julho para 28,0% em agosto, uma queda de 3,1 pontos percentuais.

As pessoas que afirmaram ter permanecido em casa e ter saído só para tratar de alguma necessidade básica reduziu de 46,5% em julho para 43,7% em agosto, queda de 2,8 pontos percentuais. As pessoas que afirmaram não ter feito qualquer espécie de restrição de contato social reduziu de 0,8% em julho para 0,7% em agosto, queda de 0,1 ponto percentual.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: