Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FORA DO AR: sites do Governo e PMT são desativados para evitar ataque hacker

Moradores no Piauí não conseguem acessar sites e serviços do governo do estadual desde as primeiras horas da manhã de hoje. Segundo ATI do Piauí, a medida foi tomada por segurança

10/12/2021 10:19

Os sites ligados ao Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina estão fora do ar desde o início da manhã desta sexta-feira (10). Serviços do Detran, Polícia Civil, Polícia Militar, Sefaz, Fundação Municipal de Saúde (FMS), dentre outros, foram comprometidos.

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

O diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Governo do Piauí, Antônio Torres, informou ao PortalODia.com que a medida ocorreu por questões de segurança para evitar ataques de hackers. Na madrugada de hoje, os sites do Ministério da Saúde e ConecteSUS foram derrubados e permanecem sem funcionar

“Não houve nenhum tipo de ameaça aos dados Piauí, mas, por questões de segurança, os sites foram desativados. Os serviços devem voltar a funcionar normalmente ainda na manhã de hoje", declarou. 

Em nota, a Prefeitura de Teresina também se manifestou sobre o caso: 


"A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER) informa que a instabilidade nos sites da prefeitura não está relacionada com nosso servidor, já entramos em contato com ATI do Estado do Piauí e fomos informados que há um problema com o domínio: pi.gov.br, que afeta a todos os subdomínios conforme está acontecendo com os sites e sistemas da prefeitura."


Confira a nota do Governo do Piauí: 

"A Agência de Tecnologia da Informações do Piauí (ATI) informa que vários sistemas em nível nacional estão sendo alvo de ataques e foram detectadas tentativas no sistema do Governo do Piauí, que foi retirado do ar como medida de prevenção. 

A ATI ressalta que não ocorreu nenhuma invasão no seu Data Center, bem como não houve perda de dados. O serviços devem retornar à normalidade ainda nesta sexta-feira (10)."

Mais sobre: