Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina é novamente a capital com a melhor educação pública do Brasil

A nota da Capital ficou em 7.4 nos anos iniciais e 6.3 nos anos finais. Os números ultrapassam qualquer meta nacional.

15/09/2020 13:56

De acordo com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira (15), Teresina mantém o título de capital com a melhor educação pública do país. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC) durante coletiva de imprensa transmitida ao vivo pelas redes sociais. A nota da Capital ficou em 7.4 nos anos iniciais e 6.3 nos anos finais. Os números ultrapassam qualquer meta nacional.


Leia mais: Ideb do Piauí é o segundo melhor do Nordeste, aponta MEC 

Foto: Divulgação/SEMEC

O indicador que revela a qualidade do ensino público no país é divulgado a cada dois anos, e desde 2015 a capital piauiense vem alavancando seus resultados, ganhando projeção nacional. Em 2017 chegou ao primeiro lugar no ranking das capitais, deixando para trás grandes redes municipais, como São Paulo e Curitiba.

O Ideb revela a qualidade do aprendizado dos alunos no Ensino Fundamental, avaliando especialmente as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. As médias são consideradas a partir do desempenho do SAEB e do fluxo escolar. Até então, Teresina já havia alcançado as marcas de 6.8 com as turmas do 5º ano; e 6.0 do 9º ano, o que leva a um crescimento de 0,6 pontos e 0,3 em cada etapa escolar, respectivamente.

“Em meio a uma pandemia e de dias difíceis, temos essa notícia maravilhosa. Esperávamos continuar entre os primeiros porque temos confiança no trabalho realizado nos últimos anos, mas sempre gera expectativa. E que bom que estamos novamente com a medalha de ouro, mostra que a educação de Teresina está no caminho certo”, comemorou Kátia Dantas, secretária municipal de Educação.


Por: Nathalia Amaral, com informações da PMT.
Mais sobre: