Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina: enfermeira do HUT morre vítima de covid-19

Paciente tinha 60 anos e apresentava comorbidades associadas. Ela estava afastada do serviço desde março por ser do grupo de risco. Piauí tem quase 200 novos casos em um dia

20/05/2020 07:36

Uma técnica em enfermagem do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) morreu nesta terça-feira (19) em decorrência de covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em boletim divulgado na noite de ontem. A paciente tinha 60 anos e apresentava comorbidades associadas. Ela estava afastada do serviço desde o dia 23 de março justamente porque integrava o grupo de risco para o novo coronavírus. A Sesapi não informou o nome da paciente.


Leia também: Piauí - 110 profissionais da saúde pública já foram infectados pela Covid-19 


Além dela, um idoso de 82 anos aqui de Teresina também faleceu no dia de ontem em decorrência da doença. Segundo a Sesapi, ele era diabético. Com estes dois novos óbitos, o Piauí passa a registrar 87 mortes causadas pela covid-19 desde o início da pandemia. 

No presente momento, o Estado possui 2.367 casos confirmados da doença e no dia de ontem, houve um novo recorde: foram 197 confirmações no período de 24 horas, o que dá uma média oito diagnósticos a cada hora. Até então, o maior números de confirmações no período de um dia tinha acontecido na última sexta-feira (15), quando o Piauí registrou 180 novos casos.


Técnica de enfermagem trabalhava no HUT, mas estava afastada do serviço por ser do grupo de risco - Foto: O Dia

Dentre as novas confirmações, 103 são de pacientes mulheres e 94 de pacientes homens com idades entre 1 e 91 anos. Cidades como Belém do Piauí, Curimatá, Hugo Napoleão, Jaicós, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios e Paulistana tiveram seus primeiros casos da doença. Ao todo, 122 municípios piauienses já possuem moradores testados positivos para a covid-19.

Além dos 2.637 casos confirmados de coronavírus, a Sesapi também informou no boletim de ontem que descartou 4.292 casos suspeitos mediante exames laboratoriais e que outros 20.362 testes rápidos resultaram negativo para a doença. No momento, 313 pacientes já tiveram alta médica após se curarem da covd-19.

Ocupação dos hospitais

Ainda segundo os dados da Sesapi, o Estado conta atualmente 380 pacientes internados em tratamento contra o coronavírus, sendo que 244 deles estão em leitos clínicos, 144 estão em leitos de UTI e outros dois encontram-se em leitos de estabilização. 

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: