Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresinenses repercutem o eclipse parcial do sol nas redes sociais

Em tom de piada, alguns reclamaram da pouca visibilidade e dificuldade em ver o fenômeno na capital piauiense. Outros tentaram fazer imagens.

21/08/2017 17:18

As 16h22min se tornou um dos momentos mais esperados do dia para os teresinenses: é o momento em que se iniciou o eclipse solar , fenômeno que ocorre somente uma vez a cada 18 meses e que hoje pode ser visto da Capital piauiense com certa clareza. A visibilidade do eclipse é de 33% e seu ápice aconteceu às 17h15min.

Pelas redes sociais, os teresinenses repercutiram o fenômeno. Alguns, com tom de piada, reclamaram da pouca visibilidade do eclipse e da dificuldade em conseguir vê-lo e da intensidade com que o sol continuava brilhando mesmo sendo parcialmente encoberto pela lua.

Outros aproveitaram para contemplar a beleza do fenômeno e registraram o momento nas redes.


Estudantes e professores de uma escola particular de Teresina registraram o fenômeno através de um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais. Veja o vídeo:


No Brasil foi possível ver apenas o eclipse parcial, cerca de 50% da escuridão. Além da capital piauiense, o eclipse lunar pôde ser visto em mais 17 capitais. Em Teresina, o fenômeno encerrou por volta das 17h50min. Este é o segundo eclipse solar registrado em 2017, o primeiro aconteceu em fevereiro. A previsão da NASA é que não haja eclipse solar em 2018, e próximo seja em julho de 2019. A possibilidade de maior abrangência no Brasil, e seu trajeto de escuridão será na América do Sul. 


Eclipse parcial em Teresina. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

Eclipse parcial em Teresina. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

Por: Maria Clara Estrêla e Nathalia Amaral
Mais sobre: