Após quatro meses vivendo no santuário Rancho dos Gnomos, localizado na cidade de Cotia, interior de São Paulo, a ursa Rowenna, ex-ursa Marsha, enfrenta o seu primeiro verão no novo lar. Transferida do Zoobotânico de Teresina para o santuário após uma longa disputa liderada por ativistas dos direitos dos animais, a ursa parece confortável no seu novo recinto.
Ursa Rowenna, ex-ursa Marsha, no novo santuário. (Foto: Divulgação/Rancho dos Gnomos)
O calor de quase 30º C é enfrentado com banhos de piscina e frutas frescas, como mostram vídeos publicados através das redes sociais do Rancho dos Gnomos. A piscina, um dos locais preferidos da ursa para amenizar o calor, possui 36 mil litros de água e 1,5 metros de profundidade. Além disso, o recinto também possui uma toca e vários locais para descanso, além de brinquedos para entreter a ursa-parda.
Ursa Rowenna, ex-ursa Marsha, no novo santuário. (Foto: Divulgação/Rancho dos Gnomos)
A transferência do animal para o santuário Rancho dos Gnomos aconteceu no dia 21 de setembro do ano passado. Após extensa mobilização nas redes sociais, o Governo do Piauí e a Confederação Brasileira de Proteção entraram em acordo e a transferência da ursa para o novo lar foi autorizada.
Para os ativistas, a condição na qual a ursa era mantida no Parque Zoobotânico de Teresina era considerada inadequada para um urso da espécie parda, devido ao intenso calor da capital, que chega a atingir o pico de 40º C em alguns meses do ano. A ursa tem pouco mais de 25 anos e vivia há oito em Teresina.
Confira os vídeos da rotina da ursa Rowenna no santuário: