Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Uso do cartão de crédito deve prevalecer no período pós pandemia

O dinheiro é uma das formas de disseminação da Covid-19 e, por isso, deve ser evitado

13/08/2020 10:12

No Brasil, aproximadamente 52 milhões de brasileiros fazem uso do cartão de crédito como principal forma de pagamento de seus produtos, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). E essa realidade deve ser ainda mais presente no mundo pós pandemia coronavírus, uma vez que em virtude dos cuidados com a saúde, as pessoas estão preferindo deixar as cédulas e moedas de lado para fazer o uso mais frequente da plataforma. 

Leia também: Cartão de crédito é responsável por 76% de endividados 

A consumidora Dalila Alencar, por exemplo, afirma que devido aos cuidados com a saúde tem recorrido cada vez mais ao uso de cartões. “Já utilizava o cartão, mas desde o início da pandemia do coronavírus tenho preferido ainda mais fazer uso da plataforma para adquirir os meus produtos. Como é de uso pessoal evita que possa ter contato com cédulas que é algo compartilhado por muitas pessoas. A ideia é que mesmo no pós-pandemia eu continue utilizando o cartão como principal forma de pagamento”, disse.


É o que tem sugerido aos clientes a empresária Talita Barradas, proprietária de uma loja de roupas. Ela conta que seu estabelecimento vai reabrir em breve e, dentre as recomendações de segurança e higienização, uma delas é orientar os consumidores a fazer uso do cartão de crédito, evitando assim o contato direto com o dinheiro.

“Antes de reabrir eu pesquisei muito e vi que em todos os lugares os estabelecimentos estão evitando receber me espécie. Estamos pedindo que os clientes prefiram fazer o pagamento digital, com cartão de crédito ou débito, pois sabemos que uma das formas de contágio da Covid-19 é através do dinheiro que passa de mão em mão, por isso estamos evitando trabalhar com dinheiro em espécie. E claro, teremos álcool em gel e líquido em vários pontos da loja para higienização da loja e dos clientes, quando necessário”, reforça, Talita.

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade de mercado e fez surgir novas formas de negócios e, com isso também, uma nova tendência para transações de compras e pagamentos em todo o mundo. Com isso, no pós-pandemia a expectativa é que a população faça cada vez mais o uso de cartões de crédito para adquirir determinados bens e produtos. 

A diretora de marketing de uma prestadora de cartão de crédito, Vera Mello, destaca que a tendência é que os cartões ganhem ainda mais espaço neste novo normal. Ela desta que, durante a pandemia, as pessoas estão preferindo cada vez mais utilizar a plataforma para a compra de gêneros alimentícios e outros artigos e isso deve continuar no pós pandemia, no qual a população vai necessitar continuar com os cuidados em relação a saúde e assim fazer uso de algo mais pessoal, que é o cartão.

“Além disso, a plataforma disponibiliza praticidade, segurança, comodidade e ainda oferece opções de parcelamentos para os clientes. Por isso, a expectativa é que esses números de vendas com cartão tenha um aumento ainda maior nos próximos meses”, frisou a diretora.

Por: Isabela Lopes, com informações da Ascom
Mais sobre: