Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Uso excessivo de computador e celular pode causar estresse na visão

O brilho da tela dos aparelhos eletrônicos podem causar desconforto e reduzir o número de piscadas. Oftalmologista dá dicas de como descansar a visão.

14/05/2020 07:46

O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus levou a maioria da população a passar mais tempo online. Algumas das atividades rotineiras passaram a ser realizadas no computador ou na tela do celular. Home office, reuniões, aulas, lives, jogos, ligações por chamadas de vídeo ajudam no cumprimento do isolamento, mas por outro lado estão aumentando o desconforto visual. 


Leia também: Alimentação ajuda a reduzir ansiedade e o estresse na pandemia 


O excesso no uso da visão de perto ao longo do dia com computador, celular ou mesmo na leitura de livros, pode causar diversos sintomas. De acordo com o oftalmologista César Vilar, os principais são: “dor de cabeça, embaçamento da visão para perto, dificuldades para ler, ressecamento dos olhos com sensação de areia e coceira. Esses sintomas não refletem necessariamente uma doença, mas um cansaço visual”, explica.

Uma das causas é que o longo período usando a visão de perto faz com que diminua o número de piscadas, levando ao ressecamento e a visão embaça. “Com a concentração, consequentemente, piscamos menos, somente entre cinco a seis vezes por minuto, enquanto o normal seria 20 vezes por minuto”, comenta.


Dor de cabeça e visão embaçada são alguns dos sintomas do problema - Foto: Reprodução

Telas de celulares, tablets e computadores possuem um fator a mais que pioram o desconforto: o brilho da tela faz com o que os olhos cansem e ressequem mais rápido. “Apesar de vermos as imagens sempre acesas na tela, na verdade elas estão acendendo e apagando a uma frequência imperceptível à visão consciente, mas que exige um esforço normalmente imperceptível de todos os músculos extraoculares para a adaptação. Com o esforço prolongado, essa adaptação pode causar desconforto, ressalta César Vilar.

Nesses casos, o profissional sugere uma regra muito prática chamada de 20 20 20. “Isso quer dizer que a cada 20 min que for realizada uma atividade de visão de perto, é preciso descansar por cerca de 20 segundos. Isso pode ser fechando os olhos, olhando para cima, ou mesmo olhando para longe em uma distância mínima que seria 20 pés, ou aproximadamente 6m. Em resumo significa que se deve descansar a visão de forma periódica e não ficar muito tempo sem tirar os olhos da visão de perto”, recomenda.

Outra dica do médico é descansar a cada duas horas, mesmo fazendo as pausas aos 20 minutos. “Depois de duas horas é aconselhável parar e descansar. Levantar, caminhar e fazer outra atividade com a visão por pelo menos 20 a 30 min. O cansaço não caracteriza uma doença em si, mas é importante fazer as pausas para ter uma visão mais confortável ao longo do dia”, pontua.

Dicas para evitar cansaço visual

- Regule o brilho das telas de computadores e celulares deixando menos intensos;

- A cada 20 minutos desvie a visão das telas por 20 segundos;

- Aumente o tamanho das letras dos eletrônicos e amplie a distância entre a tela e seus olhos;

- Fique atento à quantidade de piscadas e tente aumentar o número para evitar ressecamento;

- Crie uma rotina de descansos a cada 2h de pelo menos 20 min.

Por: Isabela Lopes, do Jornal O Dia
Mais sobre: