Segundo dados divulgados
nessa terça-feira (13), pelo Ministério da Saúde, 20.158 pessoas que tomaram a
primeira dose das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca ainda não compareceram
para completar o esquema de imunização contra a covid-19 com a segunda aplicação dos imunizantes
no Piauí. Os fabricantes dos imunobiológicos alertam que a eficácia das vacinas só é garantida
após a aplicação das duas doses.
Leia também: Variantes do novo coronavírus são confirmadas em três pacientes de Teresina
Dentre as pessoas que não
compareceram para completar o esquema de imunização contra a covid-19 no
estado, 20.157 pessoas devem tomar a vacina Coronavac e apenas uma pessoa deve ser
imunizada com a vacina da Oxford/AztraZeneca. Vale lembrar que o intervalo de
reforço varia de acordo com o imunobiológico aplicado. No caso da Coronavac, o
tempo entre as doses é de 14 a 28 dias. Já a vacina da Oxford/AztraZeneca, esse
período é de 84 dias.
Foto: Valdo Leão/Fotos Públicas
Em Teresina, ao todo, 87.747 pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 até a última segunda-feira (12). Dessas, 23.429 (26,7%) já completaram seu esquema vacinal (duas doses) dentro do prazo estabelecido pelo fabricante do imunobiológico; 4.331 (4,9%) completaram seu esquema vacinal fora do prazo.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), do total de pessoas vacinadas, 59.987 (68,4%) ainda não receberam a segunda dose, destes 65,8% estão dentro do prazo para completar o esquema vacinal. Fora do prazo, tem-se 3,9% do fabricante Butantan que não compareceram para a segunda dose. Todos as pessoas que receberam a primeira dose do fabricante Fiocruz estão dentro do prazo recomendado para a segunda dose.
A FMS informou ainda que apenas 3.443 pessoas não compareceram aos locais de vacinação para receber a segunda dose. O número representa 5,7%.
Para a FMS, a avaliação é de que essa porcentagem de atraso atual é pequena, considerando que pode acontecer por diversos fatores. “É muito pequena e mostra que o município tem sido eficiente na busca ativa e a população tem se comprometido e completar seu esquema vacinal”, informou a fundação por meio nota.
O Ministério da Saúde alerta para o fato de que, mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina contra a covid-19, devem procurar uma unidade de saúde para a segunda dose dos imunizantes. É importante destacar ainda que, mesmo com o esquema de vacinação completo, as recomendações de distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos devem continuar sendo seguidas.
Vacinômetro
O Piauí atingiu a porcentagem de 10,28% de pessoas vacinadas contra a covid-19. De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), 337.422 receberam a primeira dose da vacina e 86.880 receberam a segunda dose até esta quarta-feira (14). No total, 424.191 doses de imunizantes já foram aplicadas no estado.