Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação em massa: no Piauí, 209 cidades estão aptas a receber doses da Sputinik V

O governador Wellington Dias anunciou que será escolhida uma cidade com até 32 mil habitantes para fazer parte deste modelo de vacinação

07/06/2021 12:03

Dos 224 municípios piauienses, 209 estão aptos a receber a vacinação em massa com o imunizante da vacina Sputinik V. Segundo o anúncio feito pelo governador Wellington Dias (PT), no último sábado (05), será escolhida uma cidade com até 32 mil habitantes para receber a 1º e 2ª dose do imunizante, similar ao processo ocorrido em Serrana (SP).

Apenas 15 municípios possuem mais de 33 mil habitantes e não estão aptos a fazer parte desse modelo de vacinação. As cidades são: Teresina; Parnaíba; Picos; Piripiri; Floriano; Barras; Campo Maior; União; Altos; Esperantina; José de Freitas; Pedro II; Oeiras; São Raimundo Nonato e Miguel Alves.

Ainda no domingo (06), o governador se reuniu com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para tratar sobre a elaboração do aditivo do contrato relativo ao RDIF, o Fundo Soberano Russo, com o qual os estados do Nordeste adquiriram 37 milhões de doses da vacina Sputinik V. Desse total, o Piauí receberá 64 mil doses, o suficiente para imunizar 1% da população mediante monitoramento.

“A Anvisa disse que a vacina precisa ser aplicada no primeiro momento com um monitoramento que nos garanta, como se fosse uma terceira fase mais rápida, como foi a segurança da vacina. A ideia de ter esse monitoramento acompanhado pela Anvisa e pelos cientistas. Vamos escolher uma cidade que tenha aproximadamente 32 mil pessoas para vacinar, e vamos aplicar a 1ª e 2ª doses, como foi feito em Serrana, acompanhada pelo Butantã”, disse o governador. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a liberação da vacina Sputinik V, desde que sejam cumpridas as regras da lei 14.124/21, que dispõe sobre o transporte, recebimento e certificação/ liberação da Anvisa e distribuição para os Estados compradores.

Ainda de acordo com as definições do cronograma, está prevista a chegada de mais 10 mil doses para junho e 20 mil doses para julho e agosto. O anúncio do governador Wellington Dias, de que o Piauí fará a vacinação em massa, ocorreu durante uma live realizada pelo grupo Prerrogativas (Grupo Prerrô).

O governo do Estado ainda divulgou qual cidade será escolhida para realizar essa vacinação em massa, nem quais critério serão utilizados para esta decisão. 

Testes em Serrana (SP)

O Projeto S, realizado na cidade de Serrana, em São Paulo, imunizou toda a população adulta com a vacina CoronaVac, do Butantan, entre 17 de fevereiro e abril deste ano. Ao longo de oito semanas, cerca de 27 mil moradores do município receberam o esquema vacinal completo: duas doses da CoronaVac com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.

Isso representou uma cobertura próxima a 95% da população adulta, resultando em queda de 80% dos casos sintomáticos de Covid-19; 86% das internações e 95% das mortes.

Mais sobre: