Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

VÍDEO: Ventania em Luís Correia atinge 70km/h e causa estragos

Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o momento em uma placa de um supermercado quase cai em cima de um veículo.

11/05/2021 10:11

Em Luís Correia, litoral do Piauí, foi registrada uma forte chuva com ventania no início da noite desta segunda-feira, 10. Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o momento em uma placa de um supermercado, na avenida Senador Joaquim Pires, no Centro da cidade, dobra com forte vento e quase cai em cima de um veículo estava estacionado. Os moradores comentam, “a placa vai cair em cima do carro”.


De acordo com o professor e climatologista Werton Costa, existe uma dificuldade de dados meteorológicos sobre Luís Correia, porque não existe uma estação pluviométrica na cidade, “a chuva parece que descarregou em Luís Correia, porque os volumes acumulados em Ilha Grande ou em Parnaíba foram volumes pequenos, são volumes modesto”, diz.

No município de Ilha Grande, em 24 horas, foram contabilizados em torno de 27 mm, já em Parnaíba registrou-se 13 mm de chuva. 

“Foram volumes de chuvas medianos e de alta intensidade de ventos, provavelmente acima de 70 km/h, esse foi um evento localizado e restrito a faixa litorânea, com maior repercussão em Luís Correia, tanto que as imagens de satélite mostram isso”, afirma Werton Costa.

No vídeo abaixo, o climatologista Werton Costa, afirma que acreditava, por causa das imagens registradas nesta segunda-feira, 10, às 21h, que a chuva tinha ocorrido em Parnaíba, mas a intensidade não foi a mesma que ocorreu em Luís Correia.


Para os próximos dias o professor Werton, explica que é possível observar uma aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que deve refletir no litoral do Piauí. 

“É provável que com a aproximação do fim de semana, essa possibilidade de chuva se intensifique, daí a importância de estar verificando os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O Piauí ainda não está inserido em nenhum alerta, mas é preciso ficar atento sobre as condições de risco da aproximação da Zona de Convergência das cidades litorâneas”, conclui.

Mais sobre: