Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias teme atraso na aplicação da segunda dose da CoronaVac

Instituto Butanta, que suspendeu a produção da vacina por falta de insumos, reduziu a estimativa de novas doses entregues ao governo federal em abril

08/04/2021 15:56

Preocupado com o cronograma de imunização, o governador Wellington Dias (PT) solicitou uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Isso porque, segundo o petista, o Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina CoronaVac no país, informou que deve reduzir a estimativa de novas doses entregues ao governo federal neste mês. 

Apesar das 27 milhões de doses produzidas e distribuídas antecipadamente pela instituição paulista em março, a previsão é que apenas 10 milhões sejam disponibilizadas em abril. Para W. Dias, a diminuição do novo lote pode não ser o suficiente para dar conta da aplicação da segunda dose do imunizante. 

Wellington Dias (Foto: Arquivo/ODIA)

“Quando vacinamos 27 milhões em um mês, no mês seguinte vamos precisar da metade das doses, pois completa os 28 dias, neste caso, algo em torno de 14 milhões de doses. Por essa razão, cada estado terá um planejamento para o uso de vacina e assim ninguém ficar sem a segunda dose”, alertou o gestor.

Ontem (7) o Instituto Butantan também havia comunicada à imprensa nacional que, por falta da matéria-prima conhecida como Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), suspenderia temporariamente a produção de novas doses da CoronaVac. Apesar disso, a instituição informou ter 2,5 milhões de doses já prontas aguardando o prazo do controle de qualidade e que não atrasaria o cronograma de entrega definido junto ao Ministério da Saúde.

Fonte: Com informações da CCom
Mais sobre: