Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Piauí deve manter uma das menores taxas de abstenção do Brasil no Enem”, diz secretário

Para Ellen Gera, o aluno piauiense está engajado em conseguir uma boa nota para ingressar numa universidade e isso reflete na assiduidade nos dois dias de prova.

13/11/2022 14:40

Os portões dos centros de aplicação de prova fecharam às 13h neste primeiro dia de Enem. No Piauí, mais de 83 mil alunos estão inscritos e devem prestar o exame. A expectativa é de que este ano o Estado mantenha uma das menores taxas de abstenção do país. É um índice que o Piauí vem conseguindo alcançar ano após ano muito embora em 2020 a taxa de abstenção tenha aumentado no estado em razão da pandemia de covid-19.

Em 2020, o Piauí teve quase 50% de taxa de abstenção no Enem. Em 2021, esse número caiu para 21,8%. A expectativa é que em 2022, o número de faltosos às provas diminua mais. Quem explica é o secretário estadual de Educação, Ellen Gera Moura. “A gente tem essa marca importante. De 2016 para cá, o Piauí é o estado que menos teve taxa de faltosos e isso não é sorte, é trabalho”, diz.


Foto: Reprodução

Para o gestor, a assiduidade dos piauienses no Enem é reflexo do incentivo que as escolas dão ao aluno e da confiança que os professores passam aos candidatos quanto ao conteúdo cobrado e a dicas de como ter um bom desempenho no exame. “Qualquer escola piauiense que tenha ensino médio está preparada para isso e tem essa política de rede com o Pré-Enem. Mesmo com os percalços dos últimos anos, o aluno piauiense não desanimou e se engajou em fazer a prova para tentar tirar uma boa nota e ingressar na universidade”, destacou Ellen Gera.

Ao menos 9 mil estudantes receberam passe-livre no transporte municipal de Teresina e em cidades do interior para conseguirem chegar com mais facilidade aos locais de prova. Neste primeiro dia de Enem, os candidatos fazem provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a redação.

Mais sobre: