Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lei quer proibir ultraprocessados na merenda e venda de “salgados” em escolas de Teresina

Proposta do vereador Evandro Hidd do PDT é destinada apenas às escolas públicas e quer proibir oferta de "embutidos" e/ou ultraprocessados na composição da merenda.

23/03/2023 17:08

Um projeto de lei apresentado nesta quinta-feira (23) do vereador Evandro Hidd (PDT) sugere a proibição da oferta de "embutidos" e/ou ultraprocessados na composição da merenda de escolas e creches que compõe o sistema municipal de ensino de TeresinaDe acordo com a proposta, o projeto visa contribuir para a promoção da saúde das crianças que frequentam a Rede Pública Municipal de Ensino. 

(Foto: Arquivo / O DIA)


Leia também: Vereador propõe “Dia do Reggae” na Câmara Municipal de Teresina 

O projeto de lei do vereador não faz menção a proibição da venda de salgados tradicionais na cidade, apenas no ambiente escolar. O objetivo da proposta é tornar o lanche mais saudável, tendo em vista que o consumo excessivo desses processados em alimentos está associado ao desenvolvimento da obesidade infantil, reduzindo a expectativa de vida e aumentando a incidência de doenças como hipertensão e diabetes.

(Foto: Assis Fernandes / O Dia)

Ainda segundo a proposta, é uma forma também de fortalecer ainda mais a presença de nutricionistas nas equipes que cuidam da merenda escolar na Rede Municipal de Ensino. Quanto à oferta e comercialização desse tipo de alimentos, a lei também quer proibir "o comércio de lanches e refeições no interior das escolas e creches, e também aqueles que forem servidos em festividades dentro das escolas".

O projeto segue para aprovação e regulamentação do executivo municipal. Caso seja sancionada, a Lei entra em vigor na data da publicação.

Mais sobre: