Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quem é Regina Sousa: conheça a trajetória da nova governadora do Piauí

Nascida em União, Regina Sousa é a primeira mulher a assumir o Governo do Estado em caráter efetivo. Sindicalista, ela já foi senadora e secretária de Administração do Piauí.

31/03/2022 09:15

A partir desta quinta-feira (31), o Piauí passa a ser comandando pela primeira governadora em caráter efetivo. Regina Sousa assumirá o governo no lugar de Wellington Dias (PT), que deixa o cargo para se dedicar à campanha de eleição ao Senado Federal. A sessão solene de posse acontece na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e, logo depois, ocorre a cerimônia de transmissão de cargo no Palácio Karnak.


Leia também: 

“Não vai ter porta fechada para ninguém”, diz Regina Sousa à comunidade negra 

Wellington Dias diz que deixa o governo com sensação de dever cumprido 

“A gente precisa despertar”, diz Regina Sousa sobre violência contra as mulheres no Piauí 


Maria Regina Sousa nasceu em União em 4 de julho de 1950. Professora, bancária e sindicalista, ela é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e se tornou vice-governadora do Piauí em 2019. Antes disso, Regina Sousa já havia sido senadora da República de 2015 a 2019 e secretária de Administração do Piauí entre 2003 e 2010.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

A futura governadora possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e trabalhou como professora na década de 1980, tendo sido aprovada em concurso público do Banco do Brasil em 1983, quando conheceu Wellington Dias. Como sindicalista, presidiu o Sindicato dos Bancários do Piauí e foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí, além de ter presidido o diretório estadual do PT.

Pioneirismo

Regina Sousa foi a primeira mulher a assumir uma cadeira no Senado Federal pelo Piauí. Como senadora, participou das Comissões Técnicas e presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Como vice de Wellington desde 2019, será a primeira mulher a assumir o cargo de governadora em caráter efetivo, comandando o Executivo Piauiense até dezembro deste ano. 

Mais sobre: