Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael confirma início da transição e quer secretariado técnico “com compromisso social”

A equipe de transição deverá ser formada por técnicos que atuaram com Fonteles durante a passagem pela Secretaria de Fazenda

03/10/2022 11:25

Atualização às 14h37

Ainda há pouco, Rafael Fonteles anunciou Antônio Luiz Soares Santos como o Secretário de Fazenda do Piauí, cargo que ele já exerce atualmente e será mantido em 2023. 

O anuncio foi feito por meio das redes sociais, onde o novo governador do estado agradece à Antônio por ter aceito o convite. "Agradeço ao renomado auditor Antônio Luiz Soares Santos por ter aceitado o convite para ser Secretário de Fazenda do Estado do Piauí a partir de 2023", disse Rafael Fonteles no Twitter. 

(Foto: Arquivo O DIA)

O atual secretário de Fazenda tem 58 anos e atua como auditor fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí há 28 anos, desde 1994. De agosto de 2019 até março de 2022, Antônio Luiz ocupava o cargo de Superintendente de Gestão na Sefaz-PI. Antes, foi Superintendente do Tesouro Estadual no período de janeiro a julho de 2019. 

De janeiro de 2015 a dezembro de 2018, ocupou o cargo de Superintendente da Receita Estadual, desde então já respondia como secretário da Fazenda na ausência do ex-secretário Rafael Fonteles. 

Além disso, é mestre em Matemática, na área de Probabilidade e Estatística, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Também é Bacharel em Matemática (2003) e Ciências Contábeis (1992) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).


Matéria original

O novo Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), eleito no primeiro turno com 57,17% dos votos , confirmou que já inicia nesta segunda (03) o governo de transição que coordenará a mudança de gestão entre ele e a atual governadora, Regina Sousa. A equipe deverá ser formada por técnicos que atuaram com Fonteles durante a passagem pela Secretaria de Fazenda e aliados da cúpula de coordenação de campanha.

Além de analisar as contas e o quadro atual do Governo a equipe deverá atuar na articulação da Lei Orçamentária Anual de 2023, que tramita na Assembleia Legislativa do Piauí. Com uma acentuada queda na arrecadação com a alíquota unificada do ICMS dos combustíveis, a nova equipe deve enfrentar dificuldades com a estimativa de receita para o próximo ano.

(Foto: Jailson Soares/ O DIA)

Ainda na coletiva após a vitória, concedida na noite do último domingo, Fonteles revelou os detalhes da nova equipe. “Vamos começar a tratar isso (secretariado) na próxima semana, primeiro vamos cuidar da transição, mas a formação seguirá a cara  do governador eleito. Vamos procurar montar um secretariado que tenha um perfil nosso, com competência técnica, mas que tenha compromisso político e social. Vamos juntar essas características para fazer parte da equipe”, disse o Governador.

Fonteles explicou que seu objetivo central será seguir o que está estabelecido no plano de governo, e apontou as prioridades. “A partir de amanhã já começa a transição junto com a Governadora Regina e trabalhar muito forte. A prioridade será o que está no nosso plano de governo que foi seriamente construído, com um diagnóstico do Estado, agora é seguir o que está lá, priorizando geração de emprego e renda, saúde e segurança”, revelou.

Quem ganhou do outro lado é oposição

Rafael Fonteles analisou também o cenário político e revelou como irá se relacionar com a oposição no legislativo. “A eleição acabou, vamos governar para todos e todas, quem votou no Rafael e quem não votou. Temos a responsabilidade de cuidar dos piauienses. Politicamente temos que respeitar a vontade das urnas, quem ganhou do nosso lado é situação, quem ganhou do outro lado é oposição isso é o normal da política. Mas vamos governar para todos sem deixar ninguém para trás”, concluiu. 

Mais sobre: