Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Toninho de Caridade (PSD) toma posse como presidente da APPM

Solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira (03) e contou com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

03/01/2023 16:07

O prefeito do município de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade (PSD), tomou posse como novo presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) para o biênio 2023/2024 na tarde desta terça-feira (03). Ele foi o candidato que representou a base do governador eleito Rafael Fonteles. 

Em seu discurso, Toninho destacou a descentralização dos trabalhos da APPM para municípios do interior e fortalecimento das cidades e das regionais.

“Temos uma missão muito grande de defender o municipalismo, os prefeitos em suas situações de dificuldades e não poderia ser diferente o nosso empenho durante a gestão em 2023 e 2024. Eu gostaria de agradecer a todos os colegas prefeitos que nos confiou e apostou na nossa proposta de estar à frente da instituição. Gostaria de abraçar os prefeitos que votaram no Paulo. A eleição ficou para trás e, daqui para frente, todos nós estamos juntos para buscar o fortalecimento da APPM”, disse.

Além dos prefeitos, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre outras autoridades, foram convidados para participar do evento.

"Eu acredito que essa posse prestigiada pelo governador, por deputados e pelas outras autoridades presentes mostra o tamanho da responsabilidade que nós temos de defender os municípios piauienses. Gostaria de dizer para todos os prefeitos que podem contar comigo que estarei aqui de corpo e alma para fazer um trabalho de fortalecimento não só as cidades como as regionalidades”, completa. 


Foto: Otávio Neto/ODIA 

O governador Rafael Fonteles (PT) disse que um dos objetivos é aproximar o governo das prefeituras para melhorar a educação básica e a saúde.


“É importante essa articulação com os municípios notadamente na área da saúde e da educação. É fundamental o trabalho em conjunto para essas duas áreas além da assistência social. Então, a nossa proximidade como a APPM será muito forte. O nosso objetivo é nos aproximar dos prefeitos e das prefeituras, juntamente nossa equipe de secretários, para que nossa política funcione melhor no cofinanciamento e convênios para melhorar a educação básica e a atenção primaria na saúde”, disse.


O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato (PT), que integra a chapa que será empossada, destacou os desafios que serão enfrentados pela gestão em prol do municipalismo.  


“Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus pela a oportunidade de participar da chapa e parabenizar o Toninho de Caridade. Ele que na gestão passada não teve êxito, mas fez um trabalho importante que agradou os prefeitos do Piauí e hoje conseguiu ser eleito presidente. Ou seja, estamos aí com um desafio que não tenho dúvidas que será uma grande luta em prol do municipalismo com o objetivo de fortalecer as cidades”.


A eleição foi realizada no dia 12 de dezembro, quando o prefeito Toninho de Caridade (PSD) foi eleito com 140 votos contra 64 do então presidente Paulo César, prefeito de Francinópolis. 

Mais sobre: