Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Adolescentes tentam fugir do Centro Educacional Masculino; um ficou ferido

Apenas um deles chegou a sair das dependências do Centro, mas foi recapturado e reconduzido para o alojamento.

08/08/2023 às 07h49

26/09/2023 às 03h02

Pelo menos cinco adolescentes tentaram fugir do Centro Educacional Masculino de Teresina (CEM) na noite desta segunda-feira (07). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC-PI) nesta manhã. De acordo com a secretaria, apenas um adolescente conseguiu de fato deixar as dependências do Centro.

Ele foi localizado pouco depois e reconduzido para o CEM, onde cumpre medida socioeducativa. Outros quatro jovens envolvidos na tentativa de fuga foram levados para a Central de Flagrantes para registro de Boletim de Ocorrência e realização de exame de corpo de delito.

Adolescentes tentaram fugir do CEM na noite desta segunda (07) - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Adolescentes tentaram fugir do CEM na noite desta segunda (07)

Conforme informou a SASC, um dos adolescentes sofreu ferimentos leves durante a tentativa de fuga, mas recebeu assistência e retornou para o CEM junto com os demais.

Por meio de nota, a Secretaria afirmou que a ação foi devidamente contida e que a segurança do CEM foi plenamente restabelecida sem qualquer prejuízo.

CEM já registrou outros dois motins este ano

Ao longo de 2023, o Centro Educacional Masculino de Teresina (CEM) já registrou outros dois motins. O primeiro aconteceu em março, quando 11 adolescentes iniciaram uma agitação em seus alojamentos e precisaram ser transferidos para outras unidades como forma de evitar mais conflitos. Na ocasião, a SASC classificou o episódio como “evento de indisciplina” e disse que a agitação não chegou a constituir uma rebelião.

Pouco mais de um mês depois, em abril, oito adolescentes se envolveram em outro motim, desta vez provocado pelo desentendimento entre grupos rivais dentro do CEM. A Tropa de Choque do 9º BPM precisou ser acionada para controlar a situação.

Mais sobre: