Após a Copa do Mundo de 2014, popularizaram-se no Brasil as modernas arenas de futebol, mas que facilmente se adaptam para outros tipos de eventos, como shows musicais e outros espetáculos artísticos. Antes disso, outros estádios país afora já abrigavam apresentações musicais de grande porte. Na terceira reportagem da série especial sobre os 50 anos do Albertão, você vai relembrar os shows e festivais de música, de humor e de entretenimento que “sacudiram” o Gigante da Redenção.
Leia também:
Albertão 50 anos: Estádio recebeu vários ídolos do futebol brasileiro, mas faltou Pelé!
Albertão 50 anos: Seleção Brasileira e grandes equipes nacionais fizeram jogos memoráveis no estádio
Embora não seja uma informação confirmada oficialmente, historiadores e pesquisadores sobre a praça esportiva afirmam que o recorde absoluto de público no Albertão não foi obtido com torcedores de futebol, mas sim pelos fãs mirins do grupo musical “Balão Mágico”, que fez muito sucesso na primeira metade da década de 80 e se apresentou no estádio no ano de 1984.
A presença do grupo fez os teresinenses viverem um dia especial. O balão foi solto na região do Jockey Clube, zona leste da capital, com dois tripulantes a bordo e sobrevoou a cidade. O pouso teria acontecido na região da Tabuleta, zona sul de Teresina. E de lá os integrantes foram para o show no Albertão. Poucos são os registros fotográficos desse dia que ainda resistem ao tempo. Porém, as memórias ainda estão gravadas na mente de muitos fãs que estiveram no dia.
Anos depois, em 1987, foi a vez da turnê de Xuxa passar pelo Gigante da Redenção. A Rainha dos Baixinhos, intitulada “Xou da Xuxa”, passou pelo estádio e levou mais uma vez milhares de crianças ao palco esportivo da capital. Na década de 2000, grandes eventos passaram pelo local.
Em 15 de outubro de 2004, por volta das 21h, os arredores do Albertão já estavam bem movimentados para a apresentação da dupla pop Sandy & Júnior, com o show Identidade. A apresentação era muito aguardada por crianças e adolescentes da época, que haviam se frustrado por conta do outro show deles marcado para o Albertão – em novembro de 2022 - ter sido cancelado.
O público estimado no evento foi de cerca de 20 mil pessoas. O show desta turnê promoveu o décimo primeiro álbum de estúdio da dupla, Identidade (2003). A turnê se diferenciou de seus concertos anteriores e não teve corpo de bailarinos ou constante troca de figurinos, concentrando-se mais na música da dupla. Algo que encheu de alegria os fãs da dupla pop.
Em 2022, foi a vez do humorista piauiense Whindersson Nunes realizar o show de despedida dele dos palcos, no dia 18 de abril no Estádio Albertão. O show de despedida do humorista, intitulado “Isso não é um culto”, reuniu cerca de 12 mil pessoas, de acordo com a previsão da própria organização.
A turnê de despedida de Whindersson foi anunciada em dezembro de 2021. Pelas redes sociais, o humorista lembrou os 10 anos em que rodou pelo Brasil levando o seu trabalho para todos os cantos do país. Em postagens no Instagram, o artista afirmou estar “em palavras”, e relembrou o início da carreira: “38 pessoas no primeiro show na sala Torquato Neto, na primeira vez que subi no palco. Obrigado por hoje, Teresina”.
A volta do Piauí Pop!
Em 2023, os gramados do Albertão voltaram a receber mais um evento de grande porte. O Piauí Pop retornou após um hiato de 14 anos e escolheu o estádio como palco dos shows, que aconteceram entre 04 a 08 de julho de 2023. As atrações fizeram o público reviver memórias e matar a saudade do festival, que trouxe grandes nomes da música nacional, além de valorizar o trabalho dos artistas piauienses.
A edição do Piauí Pop 2023 arrastou multidões e deixou um gostinho de quero mais. Foram cinco dias de muita música, arte e cultura no festival, que promete voltar em 2024! Tiago Peixoto, organizador do evento e filho de Marcus Peixoto, idealizador do festival, disse que o Piauí Pop no Albertão deixou um "sentimento de transformação e gratidão”.