Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bloco ‘Vaca Atolada’ e Piauí Samba levam alegria e diversão à foliões em Teresina; veja fotos

Festas que estão ocorrendo na capital buscam manter viva a tradição do carnaval de rua

12/02/2024 às 19h45

Na tarde desta segunda-feira (12), o Bloco Vaca Atolada reuniu milhares de foliões no bairro Matinha,  zona norte de Teresina. O evento, que celebra 33 anos de existência, espera atrair um público superior a 50 mil pessoas nesta edição. Levando diversão, animação e alegria para os moradores do bairro e de outras áreas da cidade, o bloco mantém viva a tradição do carnaval de rua em Teresina.

Bloco Vaca Atolada comemora 33 anos  - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Bloco Vaca Atolada comemora 33 anos

Segundo o organizador do evento, Daniel Borges, o Vaca Atolada começou apenas com um carro e alguns amigos sentiam falta dos antigos carnavais da cidade. “Essa história maravilhosa começou apenas com algumas pessoas e hoje se tornou o maior bloco de carnaval de Teresina. A inspiração para a criação desse evento surgiu a partir do momento em que ficamos sem o carnaval tradicional na cidade. E aí decidimos improvisar um carnaval de rua e deu certo”, lembra Daniel.

O bloco contará com diversas atrações, como trio elétrico, frevo, concurso de fantasias e DJs. A segurança dos foliões é outro aspecto indispensável: o policiamento ostensivo é visível nas ruas do bairro, o que garante a tranquilidade das pessoas presentes.

"Conversamos com as autoridades para que seja montada toda uma estrutura de segurança no bairro, e temos policiais dentro e fora do evento. Também contamos com segurança particular, pois essa é uma de nossas principais preocupações; em primeiro lugar, vem a segurança", destaca o organizador do bloco.

Daniel Borges,  organizador do Ba - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Daniel Borges, organizador do Ba

Participando pela segunda vez do Vaca Atolada, a pedagoga Claudia Soares, de 55 anos, comenta que gostou da última edição e que, por isso, fez questão de retornar este ano, mesmo sendo residente de outro bairro. Ela e outras 10 amigas se reuniram no local para curtir o carnaval de rua. “Ano passado estive presente e adorei participar. Moro no Jacinta Andrade, mas reuni minhas amigas e a viemos para aproveitar essa festa”, destaca a foliã.

Amigas se reúnem para aproveitar carnaval de rua em Teresina - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Amigas se reúnem para aproveitar carnaval de rua em Teresina

E se engana quem pensa que os idosos não curtem o carnaval. Ao passear pelas ruas do bairro, vemos uma grande quantidade de senhoras e senhores animados com a movimentação do bloquinho. Alguns estão sentados em suas calçadas e outros marchando pela rua, como é o caso da dona Amparo do Nascimento, de 63 anos. Morando no bairro a vida inteira, ela participou de todas as edições do Vaca Atolada.

“Moro nesta rua e todos os anos estou presente. Este ano estamos homenageando meu sobrinho e toda a minha família está aqui. Este é o quarto ano em que o homenageamos. Estamos muito animados!”, comentou.

Idosos participam do Bloco Vaca Atolada - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Idosos participam do Bloco Vaca Atolada

O Bloco Vaca Atolada tem de tudo e é para todos os públicos. Além disso, o evento contribui para impulsionar a economia local, pois empreendedores, ambulantes e até mesmo aqueles que buscam uma renda extra podem se cadastrar para expor e vender seus produtos no local. Ferdinã Bezerra, de 36 anos, compartilha que esta é a segunda vez que participa com sua empresa no evento, e que tem boas expectativas em relação às vendas.

“Esperamos vender todos os produtos, assim como ocorreu no ano passado. Apesar do aumento no número de barracas este ano, o Vaca Atolada tem espaço para todos. Nossa intenção ao estar aqui é também promover a nossa marca”, destaca.

Empreendedores têm boas expeca - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Empreendedores têm boas expeca

Já Maria Gorete da Silva, que trabalha como auxiliar de serviços gerais, afirma que está presente no bloquinho buscando uma renda extra ao vender água, cerveja, sorvete e outros produtos. “Esta é a minha primeira participação. Estou procurando uma forma de ganhar um dinheiro extra e também de conseguir alguns clientes”.

Veja as fotos do Bloco Vaca Atolada 2024

Bloco Piauí Samba faz alegria das crianças no bairro Monte Castelo

Comemorando 19 anos de história, o Bloco Piauí Samba também está mantendo viva a tradição do samba na capital. Nesta segunda-feira (12), o evento está reunindo foliões na praça principal do bairro Monte Castelo, na zona sul de Teresina.

Bloco Piauí Samba faz alegria das crianças no bairro Monte Castelo - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Bloco Piauí Samba faz alegria das crianças no bairro Monte Castelo

Além das atrações típicas do carnaval, a festa preparou uma programação especial para a criançada. Com distribuição gratuita de cremosinho, pipoca e bombons, a celebração faz a alegria dos pequenos, que geralmente não têm um espaço dedicado exclusivamente a eles durante o carnaval.

Para Andreia Alves, dona de casa e mãe do pequeno João Arthur, de 5 anos, essa iniciativa é de extrema importância. “Durante esse período, as crianças muitas vezes ficam com poucas opções de lazer, então é maravilhoso participar de ações como essa. Meu filho é autista e ainda está se adaptando ao ambiente, mas com certeza vai se divertir muito”, diz a mãe.

 Andreia Alves e João Arthur - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Andreia Alves e João Arthur

De acordo com Robert Gleydson, organizador do Bloco Piauí Samba, a programação voltada para as crianças busca reintroduzir a nova geração à cultura do samba, além de contribuir para a formação de memórias afetivas.

“O Piauí Samba tem essa responsabilidade; temos o papel de encantar uma nova geração. Queremos também preservar as memórias afetivas dessas crianças. Para nós, é um prazer ver a praça cheia de crianças e adultos que certamente se interessarão pela cultura da arte e da música”.

Robert Gleydson Organizador do Bloco Piauí Samba
 Robert Gleydson, organizador do Bloco Piauí Samba - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Robert Gleydson, organizador do Bloco Piauí Samba

Outra mãe que aproveitou para levar seu filho foi a administradora Thais Alencar, de 43 anos. Ela ressalta que ficou surpresa com a qualidade e organização do evento. “Estou impressionada de forma positiva, pois tudo está muito bem organizado, com diversas opções de alimentação e brinquedos”, afirmou.

Confira as fotos do Bloco Piauí Samba 2024