Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Censo levantará dados sobre permissionários de 21 mercados públicos de Teresina

Objetivo é identificar todos os permissionários dos mercados municipais, verificar a situação em que se encontram e implementar um sistema informatizado de dados.

27/02/2024 às 11h48

27/02/2024 às 11h48

Foi lançado nesta terça-feira (27) o Censo dos Permissionários dos Mercados Públicos de Teresina. O censo tem como objetivo identificar todos os permissionários dos 21 mercados municipais da cidade e verificar a situação em que se encontram, além de implementar um sistema informatizado para um controle mais eficiente.

Lançamento do Censo dos Mercados Municipais de Teresina, no Palácio da Cidade. - (Eliézer Rodrigues / O DIA TV) Eliézer Rodrigues / O DIA TV
Lançamento do Censo dos Mercados Municipais de Teresina, no Palácio da Cidade.

Além de fornecer um panorama completo dos permissionários, o censo trará diversos benefícios, como uma gestão mais eficaz dos mercados, maior transparência e regularização das atividades comerciais. Com a conclusão prevista até o início de abril, a iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Teresina e da SEMDUH com a valorização e o desenvolvimento dos mercados públicos da cidade.

Mercado do Peixe, em Teresina. - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Mercado do Peixe, em Teresina.

A ação deverá ser realizada pela Secretaria Muncipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) por meio da Coordenadoria de Mercados, juntamente com os administradores dos mercados municipais da cidade. O André Costa é o administrador do Mercado Central de Teresina. Para ele, conhecer de perto os permissionários vai permitir realizar ações mais assertivas para melhorar o trabalho desses profissionais.

“É de suma importância pois havia uma necessidade de a gente entender a real situação de todos os permissionários dos mercados públicos de Teresina. Então esse censo vem para gente traçar esse perfil, fazer esse alinhamento para que possamos estar destinando de forma correta e direta os recursos aplicados. Atender diretamente essas demandas que são passadas e ter essa proximidade. Essa é uma preocupação do prefeito, doutor Pessoa, de ter essa proximidade com os permissionários porque eles que vivem o dia a dia dos mercados”, disse André. 

André Costa, administrador do Mercado Central de Teresina. - (Eliézer Rodrigues / O DIA TV) Eliézer Rodrigues / O DIA TV
André Costa, administrador do Mercado Central de Teresina.

Ainda segundo ele, as reformas no espaço devem ser entregues no próximo mês. 

O Mercado Central agora vai entregar a terceira etapa de obras agora entre o dia 15 e o dia 30 de março. Porém, pode ser bem antes. Porque as obras estão em ritmo bem acelerado e a gente pode estar adiantando esse cronograma

André CostaAdministrador do Mercado Central de Teresina

Serão concedidos contratos de permissionários e alvarás de funcionamento para todos os envolvidos nesse processo, especialmente aos mercados dos bairros. Francisco Veridiano, administrador do Mercado do Renascença II está otimista com a possibilidade de melhoria para os trabalhadores.

“Cada permissionário vai ter a oportunidade de ter a melhoria do seu box, de ter o seu título de posse do seu box. E também nós, administradores, termos um melhor leque de trabalho porque a gente vai conhecer todos os permissionários que nós temos do nosso mercado. Porque hoje tem muito permissionário que a gente não tem acesso porque o box está fechado, ou algo parecido. Então hoje, com o Censo, a gente vai ter acesso a todos os permissionários e poder ajudar eles e também melhorar a gestão nossa e dos mercados”, afirma Veridiano, do Mercado do Renascença II.

Francisco Veridiano, administrador do Mercado do Renascença II - (Eliézer Rodrigues / O DIA TV) Eliézer Rodrigues / O DIA TV
Francisco Veridiano, administrador do Mercado do Renascença II

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa participou do lançamento e lembrou que os mercados são do município e por isso é necessário levantar informações sobre os que estão trabalhando nesses locais. “Os mercados são uma permissão, assim como é o transporte coletivo. Para que dê continuidade que venceu, nós estamos regularizando. Essa regularização visa dos permissionários nos 21 mercados. Mais ou menos em torno de três mil permissionários. Será que tão todos regularizados ou estão subalugando. Queremos saber os verdadeiros donos”, finalizou o chefe do executivo municipal.