Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Delegado sobre mulher assassinada em Teresina: “Só não furou mais porque a faca quebrou”

Liana Linhares Lopes foi morta com 12 facadas. Vítima já tinha uma medida protetiva contra o acusado e havia se separado dele há 1 ano.

28/11/2023 às 09h00

28/11/2023 às 09h00

Atualizada às 10h56min

O delegado Francisco Baretta, coordenador do DHPP, deu detalhes sobre o assassinato de Liana Linhares Lopes, morta a facadas na noite desta segunda (27) no Parque Vitória. De acordo com ele, a mulher foi assassinada com 12 facadas e o agressor, seu ex-companheiro, só não desferiu mais golpes porque a faca quebrou. Para Baretta, Valmir demonstrou completa falta de sensibilidade pela vida de Liana.

“Foi de uma insensibilidade sem tamanho. Ele aplicou 12 facadas, ela lutou muito para não morrer. O irmão, que mora próximo, ouviu os gritos de socorro e foi até lá. Quando chegou, ele viu o acusado agarrado nela. Ele só não furou mais porque a faca quebrou. O irmão entrou em luta corporal, chamou os vizinhos e eles amarraram o acusado até a chegada da polícia”, relatou o delegado.

Delegado Francisco Baretta, coordenador do DHPP - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Delegado Francisco Baretta, coordenador do DHPP

Segundo Baretta, Valmir viveu por 12 anos com Liana e o casal teve três filhos. Eles estavam separados há um ano e desde então o acusado costumava visitar a casa da vítima alegando que iria ver os filhos. Na noite de ontem (27), ele já invadiu a residência, para, segundo a polícia, matá-la.

Liana já tinha uma medida protetiva contra Valmir. O delegado Baaretta, no entanto, questionou a eficácia desta medida e alertou para a necessidade da violência contra a mulher ser combatida nas delegacias de proteção especializadas.

“Acredito que devemos trabalhar a violência doméstica a partir das Delegacias da Mulher. Temos uma estrutura muito boa nestas delegacias com delegadas e investidores qualificados. Temos que matar o mal pela raiz. O feminicídio é o fim da mulher. A vítima tinha uma medida protetiva. Em que isso serviu? Quantos matadores de mulheres estão presos? Temos que ver tudo isso”.

Francisco Barettacoordenador do Departamento de Homicídios

Iniciada às 9h

Uma mulher identificada pelo nome de Liana Linhares Lopes, 28 anos, foi assassinada com golpes de faca na noite desta segunda-feira (27) em Teresina. O crime aconteceu no bairro Parque Vitória, zona Sul da capital, e o suspeito é o ex-companheiro da vítima, identificado apenas como Valmir.

Crime está sendo investigado pelo DHPP através do Núcleo de Feminicídios - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Crime está sendo investigado pelo DHPP através do Núcleo de Feminicídios

A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com a polícia, o crime teria acontecido por volta da meia noite, quando o suspeito invadiu a residência da vítima e a agrediu fisicamente. O crime aconteceu na frente da filha do casal, uma criança de 11 anos.

Valmir foi preso em flagrante e encaminhado para a Central, em Teresina. Equipes do DHPP estiveram no local para colher as primeiras informações e isolar a área para perícia. O caso será repassado ao Núcleo de Feminicídios.