Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em discurso de abertura do G20, Wellington destaca evolução econômica do Piauí

Reunião que acontece em Teresina reúne mais de 40 delegações para firmar termos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

22/05/2024 às 10h36

22/05/2024 às 16h38

Foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (22) a reunião do G20 em Teresina. Mais de 40 delegações internacionais participam do evento para negociar os termos do que pode vir a ser o texto final da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O encontro do G20 foi aberto com discurso do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que destacou a evolução econômica do Piauí.

Em discurso de abertura do G20, Wellington destaca evolução econômica do Piauí - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Em discurso de abertura do G20, Wellington destaca evolução econômica do Piauí

O Estado sedia Guaribas, o município onde foi implantado o projeto piloto do Fome Zero ainda em 2003. Em sua fala de abertura do G20, Wellington Dias destacou o que mudou no Piauí nos últimos 20 anos com as políticas públicas para elevar os indicadores sociais e mencionou o Bolsa Família. No Piauí, quase 600 mil famílias recebem o benefício.

“A transformação alcançada no Piauí, que passou de um IDH muito baixo para alto, foi graças a uma combinação de esforços com municípios e políticas públicas no setor público e privado. O Bolsa Família é uma peça de um programa mais robusto para reduzir a pobreza em vários aspectos. Essa concepção de políticas está na base da cesta de políticas da Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza”, disse o ministro.

Reuniões técnicas do G20 iniciaram nesta quarta (22) - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Reuniões técnicas do G20 iniciaram nesta quarta (22)

Durante seu discurso, Wellington Dias comentou ainda a importância da aliança global contra a fome e a pobreza. O ministro do Desenvolvimento Social acredita que o acordo que deverá ser firmado pode acelerar os esforços e alinhar o apoio e o compromisso tanto em nível nacional, quanto em nível internacional e cobrou a implantação de políticas públicas eficazes que façam a diferença na vida das pessoas.

“Juntos podemos construir um futuro onde a fome e a pobreza sejam erradicadas, sejam coisas do passado. Nossa aliança será parte desta construção”, finalizou o ministro.

Wellington Dias, ministro de desenvolvimento  - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Wellington Dias, ministro de desenvolvimento

O que é o G20 em Teresina?

A reunião do G20 em Teresina conta com a presença de mais de 40 delegações internacionais e marca o início das discussões para se firmarem os termos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A proposta foi apresentada pelo presidente Lula, enquanto chefe de Estado do Brasil. O país é o presidente do G20 até novembro deste ano.

Ao final do G20 em Teresina, será produzido o documento com os termos acordados pelas nações. Esse documento será a base do acordo que será proposto na Cúpula do G20, que acontece no Rio de Janeiro em novembro.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.