A família do médico Jacinto Barbosa Lay, vítima de uma queda de avião neste final de semana em Teresina, está aguardando um parecer do Hospital São Marcos para transferi-lo para São Paulo. A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo piloto Ricardo Dantas, amigo pessoal de Jacinto Lay.
A equipe médica está avaliando se o médico tem condições de ser transferido. A expectativa da família é de que o parecer seja dado até o final da manhã. “Estamos só aguardando a equipe médica dá o ok de que ele pode ser transferido com segurança. Ele vai para o Hospital Albert Einstein. A UTI aérea já está pré-agendada e está certo de que, se for autorizada a transferência, ele será levado em uma UTI avançada”, explicou Ricardo.
O estado de saúde de Jacinto Lay ainda é grave, mas segundo o amigo do médico, ele está estável. Jacinto passou por uma cirurgia nas pernas após sofrer múltiplas fraturas nos membros. O impacto da aeronave com o solo causou também um traumatismo craniano, que, segundo os familiares, é a principal preocupação no momento.
“De ontem para hoje não mudou o estado dele. Ele segue estável, o que ao meu ver é bom, porque ele não está piorando. Continua sedado. A questão agora é aguardar e nossa preocupação são com as sequelas da desaceleração. A questão das pernas já foi resolvida por cirurgia”, explicou Ricardo Dantas.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Motociclista atingida pela aeronave também segue em estado grave
Ao cair, o avião pilotado pelo médico Jacinto Lay se chocou com uma parada de ônibus no bairro Parque Piauí e atingiu uma van e uma motocicleta. A motociclista, uma jovem de 27 anos, ficou gravemente ferida e foi levada para o HUT. A assessoria do hospital informou nesta manhã (09) que seu quadro ainda inspira gravidade, porém encontra-se estável.
Avião apresentou problema na hélice
O avião de pequeno porte pilotado pelo médico Jacinto Lay caiu nas primeiras horas do domingo (08). Antes de se chocar com uma parada de ônibus no Parque Piauí, a aeronave, de matrícula PU-CCO entrou em contato com o controle de tráfego aéreo de Teresina informando que havia perdido uma das hélices e solicitando pouso de emergência.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Esta não foi a primeira vez que o médico Jacinto Lay precisou fazer um pouso forçado. Em março de 2023, o avião modelo Cessna 206, que pertence ao médico, pousou em emergência em um sítio na cidade de Timon. Jacinto ficou ferido na ocasião.
A aeronave pilotada pelo neurocirurgião, que caiu neste fim de semana em Teresina, é um modelo NorthLand PA-18 fabricado em 2016 e adquirido por Jacinto Lay em março de 2017. O avião tem um peso máximo de decolagem de 750 Kg, dois assentos e um motor, sendo classificada como de pequeno porte. A situação de aeronavegabilidade do avião de Jacinto Lay consta no Registro Aeronáutico Brasileiro como aeronave experimental em situação normal.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.