Quem utiliza o transporte público para locomover dentro de Teresina deverá ficar atento, porque neste mês de julho a frota de ônibus da capital sofrerá uma redução devido às férias escolares. Em comunicado oficial, a Strans (Superintendência de Transporte e Trânsito) informou que a cidade terá 221 ônibus circulando nos horários de pico com 18 ônibus a menos nos dias úteis.
A medida, segundo a Strans, é necessária porque há uma queda na quantidade de passageiros neste período.
Até esta quarta-feira (03), a redução da frota ocorreu nas zonas Sudeste, Leste e Norte. Somente a zona Sul ainda não teve alterações na quantidade de ônibus circulando. A única linha que não deve ter ônibus reduzidos é a 401 – Universidade. Isto, porque a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) retornou suas atividades nesta quarta (03) com o fim da greve dos professores. A linha 401 contará com oito ônibus circulando normalmente a partir de hoje.
Tarifa zero no transporte público é possível em Teresina
Uma das justificativas para reduzir a frota de ônibus no período das férias escolares é a diminuição da demanda de passageiros, o que torna a operação mais cara caso a mesma quantidade de carros que usualmente circula por Teresina seja mantida. O sistema de transporte público da capital funciona a partir de um contrato entre o poder público e as empresas que operam o setor. Cabe à Prefeitura repassar mensalmente o valor corresponde às gratuidades e passagens estudantis de modo a subsidiar a operação do serviço.
A partir destes valores é calculada a passagem de ônibus. No entanto, especialistas entrevistados pelo Sistema O Dia afirmam que é possível que a passagem de ônibus em Teresina seja tarifa zero. Sammuel Santos, coordenador da Auditoria Popular do Transporte, explica que a implantação da tarifa zero na capital não só é possível, como também é necessária. Isso já é uma realidade em outras cidades brasileiras.
“Em São Paulo, a nossa grande metrópole, dá essa largada no acesso a esse serviço e já é previsto a Tarifa Zero aos finais de semana. Os resultados são nítidos, principalmente, no aumento da quantidade de usuários. Em Teresina, por exemplo, tem uma baixa quantidade de ônibus no final de semana. Se estivesse com suas catracas liberadas, já teriam um acesso maior por parte dos usuários e retomariam a confiabilidade do usuário no sistema de transporte”, destacou.
Leia mais sobre a tarifa zero no Jornal O Dia
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.