O número de mulheres vítimas de violência tem crescido no Piauí. Entre 2022 e 2023, houve um aumento de quase 80% nos casos de violência de gênero. No primeiro semestre do ano passado, foram registradas 26 tentativas de feminicídio no estado. A capital também apresentou crescimento nos índices.
Além disso, casos chocantes continuam a ser registrados. No início deste mês, uma mulher chamada Helioene de Andrade Pinheiro foi morta a facadas e teve a casa incendiada pelo ex-companheiro, resultando também na morte do filho dela, de 13 anos, que sofreu queimaduras em 90% do corpo. O caso ocorreu em Altos, na região da Grande Teresina.
Na semana passada, um homem de 30 anos foi preso por agredir a namorada durante 6 horas seguidas. O suspeito, motorista de aplicativo, iniciou as agressões por volta das 7h da manhã dentro do carro. Depois, levou a vítima a um motel no bairro Macaúba, onde continuou as agressões até às 15h. Ele foi liberado pela justiça na manhã desta segunda-feira (20).
Neste fim de semana, uma outra mulher foi assassinada em Teresina. Identificada como Luanna Alves da Silva, a vítima foi morta com golpes de faca na zona norte da capital. O suspeito do crime é o ex-namorado, que não aceitava o fim do relacionamento.
LEIA TAMBÉM
Casos como esses não podem e não devem ficar impunes. Por isso, é extremamente importante denunciar casos de violência de gênero, sendo a denúncia uma ferramenta fundamental para romper o ciclo de abusos e oferecer apoio às vítimas antes que agressões se transformem em assassinatos.
Hoje o Piauí conta com 23 unidades de polícia voltadas ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica. Em Teresina, há cinco Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), que estão situadas em todas as zonas da cidade. (Veja lista de endereços e telefones ao final desta matéria).
Em todos os casos, é importante que as mulheres vítimas de violência procurem a delegacia especializada mais próxima para fazer sua denúncia e evitar que os agressores fiquem impunes.
Como denunciar por telefone ou internet?
A rede de apoio para os atendimentos incluem o Disque 100; Disque 190 (Polícia Militar), o aplicativo Salve Maria e o site da Polícia Civil para casos de denúncias anônimas. Há ainda a Patrulha Maria da Penha, a Guarda Maria Penha e o WhatsApp "Ei, Mermã" pelo telefone 0800 0001673.
Confira os endereços das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs)
- Centro
1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Teresina: abrange os bairros Cabral, Centro, Cidade Nova, Cristo Rei, Frei Serafim, Ilhotas, Macaúba, Mafuá, Marquês, Matinha, Monte Castelo, Morro da Esperança, Nossa Sra. Das Graças, Piçarra, Pio XII, Pirajá, Porenquanto, Redenção,São Pedro, Tabuleta, Três Andares, Vermelha e Vila Operária.
Endereço: Rua Coelho Rodrigues, 760, Centro de Teresina
Email: [email protected]
- Zona Norte
2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Teresina (Norte): abrange os bairros Acarape, Aeroporto, Água Mineral, Alto Alegre, Bom Jesus, Buenos Aires, Embrapa, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Memorare, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, Primavera, Real Copagre, São Francisco e São Joaquim, Alto Alegre, Aroeiras, Chapadinha, Jacinta Andrade, Monte Verde, Parque Brasil, Santa Maria e Santa Rosa, bem como a Zona Rural Norte, que tem como limitante Leste a PI - 112 e a PI-363.
Endereço: Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto (mesmo endereço da Casa da Mulher Brasileira).
- Zona Sul
3ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Teresina: abrange os bairros Areias, Bela Vista, Catarina, Distrito Industrial, Lourival Parente, Morada Nova, Parque Piauí, Parque São João, Parque Sul, Promorar, Saci, Santa Cruz, Santa Luzia, Santo Antônio, São Lourenço e Triunfo; Angélica, Angelim, Brasilar, Esplanada, Parque Jacinta, Parque Juliana, Pedra Miúda e Portal da Alegria, bem como a zona rural Sul, tendo como limitante leste o rio Poti.
Endereço: Avenida Henry Wall de Carvalho, s/n, bairro Saci
Email: [email protected]
- Zona Sudeste
4ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Teresina: abrange os bairros Beira Rio, Comprida, Extrema, Itararé, Livramento, Novo Horizonte, Parque Ideal, Parque Poti, Redonda, Renascença, São Raimundo, Tancredo Neves, Bom Princípio, Colorado, Flor do Campo, Gurupi, São Sebastião, Todos os Santos, Verdecap, bem como a zona rural Sudeste, tendo como limitante norte a BR-343, e como limitante Oeste o Rio Poti
Endereço: Conjunto Dirceu Arcoverde (por trás da 8º Delegacia)
Email: [email protected]
- Zona Leste
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Teresina Unidade Casa da Mulher Brasileira: abrange os bairros Campestre, Cidade Jardim, Fátima, Horto, Ininga, Jóquei, Morada do Sol, Noivos, Pedra Mole, Piçarreira, Planalto, Recanto das Palmeiras, Santa Isabel, Santa Lia, São Cristovão, São João, Tabajaras, Zoobotânico, Árvores Verdes, Morros, Novo Uruguai, Porto do Centro, Samapi, Satélite, Socopo, Uruguai, Vale do Gavião, Vale Quem Tem, Verde Lar bem como a zona rural Leste, que tem como limitante Norte a PI-363, Oeste a PI-112 e limitante Sul a BR-343.
Endereço: Av. Roaima, 2563, Aeroporto
Email: [email protected]
*As mulheres também podem procurar a Central de Flagrantes de Gênero, que funciona 24h, todos os dias da semana. Ela fica localizada na Rua Coelho de Resende, s/n, Centro-sul de Teresina.
__________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.