Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quinta-Feira Santa: veja onde Missa de Lava-Pés é celebrada em Teresina

A Missa de Lava-Pés é parte integrante da celebração católica da Semana Santa. No ato simbólico, onde os fiéis relembram a Última Ceia de Jesus com seus discípulos

28/03/2024 às 09h13

28/03/2024 às 12h21

A cidade de Teresina se prepara para um dos momentos mais significativos da Semana Santa: a Quinta-Feira Santa, que marca o início do Tríduo Pascal e a missa de Lava-Pés. Conduzida pelo arcebispo Dom Juarez Marques, a celebração será realizada às 18h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, sede da Igreja Católica na capital do Piauí, localizada na Praça Saraiva.

.

A Quinta-Feira Santa marca o início do Tríduo Pascal e a missa de Lava-Pés - (Divulgação/Arquidiocese de Teresina) Divulgação/Arquidiocese de Teresina
A Quinta-Feira Santa marca o início do Tríduo Pascal e a missa de Lava-Pés

A missa de Lava-Pés, também chamada de missa da Santa Ceia do Senhor, é um ato simbólico onde os fiéis relembram a Última Ceia de Jesus com seus discípulos. A celebração é acompanhada por palavras do pároco que destacam a importância do serviço mútuo e do mandamento de amor deixado por Jesus. Para os cristãos, este é um momento de profunda espiritualidade, no qual são convidados a refletir sobre a generosidade e humildade de Cristo, além de se unirem em adoração durante a exposição do Santíssimo Sacramento após a Missa.

A Semana Santa 2024 teve início com o Domingo de Ramos, no último dia 24, e segue até o com o Domingo de Páscoa (31). 

"Nesta semana, acompanhamos o mistério da morte e ressurreição do Senhor, passo a passo, vivendo aquilo que Ele viveu. Não é apenas um mero preceito que precisa ser cumprido, mas, sim, como devemos nos colocar, de tal forma que, verdadeiramente, atualizamos todo esse ministério em nossa vida. A Quaresma corresponde a 40 dias, finalizando na Quinta-feira Santa, quando se abre o Tríade Pascal, que são três dias de preparação para a ressurreição do Senhor. No Domingo de Ramos é aberta da celebração da Semana Santa, que segue até o Sábado Santo (Sábado de Aleluia)”, explica o padre José Nery, vigário paroquial da Catedral de Nossa Senhora das Dores.

A Semana Santa 2024 teve início com o Domingo de Ramos, no último dia 24 - (Divulgação/Arquidiocese de Teresina) Divulgação/Arquidiocese de Teresina
A Semana Santa 2024 teve início com o Domingo de Ramos, no último dia 24

Na Sexta-feira Santa (29), os cristãos dedicam-se à reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus na cruz. Às 15h, durante a liturgia da Paixão, eles meditam sobre o sacrifício de amor de Jesus por toda a humanidade. Após isso, há uma procissão liderada por Dom Juarez, percorrendo as principais ruas da cidade até a Igreja São Benedito, relembrando o cortejo e sepultamento de Jesus. O padre Rivaldo destaca que viver esse dia é seguir o exemplo de perdão ensinado por Jesus, tornando a Semana Santa uma época especial de reflexão e perdão.

“Viver a sexta-feira da Paixão é viver o Evangelho e o perdão que Jesus nos deu, para que nós também saibamos perdoar os nossos irmãos assim como Ele nos disse, vivendo a Semana Santa de modo especial”, ressaltou padre Rivaldo.

No Sábado Santo, acontece a Vigília Pascal, momento de espera e preparação para a celebração da ressurreição. Às 21h, as pessoas se reúnem para a bênção do fogo. O Círio Pascal é aceso, simbolizando Jesus como a luz que vence as trevas do pecado e da morte. Isso renova as promessas do batismo e traz a alegria da ressurreição de Cristo aos fiéis.

No Sábado Santo, acontece a Vigília Pascal - (Divulgação/Arquidiocese de Teresina) Divulgação/Arquidiocese de Teresina
No Sábado Santo, acontece a Vigília Pascal

No Domingo de Páscoa (31), toda a comunidade é convidada para o evento "Teresina Ressuscita com Cristo", organizado pela Arquidiocese. Nesta 9ª edição, o evento celebra a vitória de Cristo sobre a morte, reunindo os fiéis em um momento de fé e comunhão. A programação começa às 16h com uma procissão luminosa partindo da Igreja São Benedito até o Parque Potycabana, na Avenida Raul Lopes, onde ocorrerá a Santa Missa de Páscoa, presidida pelo arcebispo Dom Juarez Marques.

Confira a programação completa no site da Arquidiocese de Teresina