A Prefeitura de Teresina entregou na manhã desta segunda-feira (18) a reforma dos setores de "carnes, peixes e vísceras" e de "grãos e temperos" do Mercado Central de Teresina. Ao todo, 82 boxes foram entregues aos permissionários; sendo 52 no setor de carnes, peixes e vísceras e outros 30 no setor de grãos e temperos. A obra custou cerca de 16 milhões de reais e está sendo conduzida pela SAAD Centro.
De acordo com o superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, os boxes foram entregues aos permissionários e já poderão funcionar nesta semana. Ele detalhou as reformas realizadas no local.
Os próximos pontos da reforma serão o setor de restaurantes, no piso superior, o setor de frutas e verduras. E por último, a SAAD Centro deverá realizar a reforma da rua João Cabral, para os ambulantes que trabalham na parte externa. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou da entrega da reforma e lembrou da importância histórica do espaço para a cidade.
“O mercado central é uma referência para nós piauienses é história, é cultura. É uma alegria enorme saber a beleza que eu estou vendo aqui, a beleza da reforma, para que os permissionários possam vender suas coisas num ambiente saudável, principalmente da alimentação”, disse o chefe do executivo municipal.
Mercado Central deve passar por Censo do Permissionários
O Mercado Central de Teresina é um dos 21 mercados da capital que vai passar pelo Censo dos Permissionários dos Mercados Públicos de Teresina. O censo tem como objetivo identificar todos os trabalhadores e verificar a situação em que se encontram, além de implementar um sistema informatizado para um controle mais eficiente.
Além de fornecer um panorama completo dos permissionários, o censo trará diversos benefícios, como uma gestão mais eficaz dos mercados, maior transparência e regularização das atividades comerciais. Com a conclusão prevista até o início de abril, a iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Teresina e da SEMDUH com a valorização e o desenvolvimento dos mercados públicos da cidade.
O André Costa é o administrador do Mercado Central de Teresina. Para ele, conhecer de perto os permissionários vai permitir realizar ações mais assertivas para melhorar o trabalho desses profissionais. “É de suma importância pois havia uma necessidade de a gente entender a real situação de todos os permissionários dos mercados públicos de Teresina. Então esse censo vem para gente traçar esse perfil, fazer esse alinhamento para que possamos estar destinando de forma correta e direta os recursos aplicados. Atender diretamente essas demandas que são passadas e ter essa proximidade. Essa é uma preocupação do prefeito, doutor Pessoa, de ter essa proximidade com os permissionários porque eles que vivem o dia a dia dos mercados”, disse André.
________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.