O ventania que atingiu Teresina na tarde desta terça-feira (28) continua causando transtornos aos moradores da zona Sudeste, onde ainda há casas sem fornecimento de energia elétrica. Moradores do Residencial Manoel Evangelista reclamam que estão há 18 horas sem luz depois que um fio se desprendeu de um poste durante a ventania.
LEIA TAMBÉM
O Portalodia.com conversou com um dos moradores afetados pela falta de energia. Paulo Soares tem uma casa na Rua 19 do Manoel Evangelista e conta que tinha gente saindo de casa para ir dormir na casa de parentes por causa da impossibilidade de ficar sem ventilador à noite.
“Na esquina aqui de casa tem um poste com um fio caído no chão e outros quatro soltos lá em cima, mas até agora nenhuma equipe veio checar e a gente está tendo dificuldade em contatar a empresa. Minha geladeira daqui a pouco perde o gelo que ainda tem e meus alimentos vão estragar. Fora que essa noite eu não sabia se fechava o olho para dormir ou se me abanava de calor sem ter como ligar o ventilador”, relata Paulo.
Ele acrescenta ainda que viu alguns vizinhos saindo de casa para ir dormir na residência de parentes em outros bairros, porque não conseguiram aguentar o calor sem energia elétrica. Paulo diz esperar não ter nenhum prejuízo com seus eletrodomésticos quando o fornecimento for retomado.
Equatorial Piauí quintuplicou contingente operacional para atendimento emergencial
A reportagem do Portalodia.com procurou a Equatorial Piauí para levar a demanda dos moradores do Residencial Manoel Evangelista. A concessionária dos serviços de energia elétrica do Estado informou que o ventania ocasionou danos à rede em algumas áreas da Capital e que a maior parte das ocorrências está relacionada com queda de árvores e objetos lançados na fiação.
Por conta do aumento da demanda, a Equatorial quintuplicou o contingente operacional para as atividades em campo em caráter emergencial. Segundo a empresa, a prioridade é das áreas com o maior número de clientes afetados. Até esta manhã (29), mais de 60% dos clientes que ficaram sem luz já tiveram seu fornecimento normalizado.
A Equatorial informou que as equipes seguirão trabalhando até que 100% dos locais e pessoas afetadas tenham sua energia elétrica restabelecida.
Número 199 da Defesa Civil está disponível 24 horas para emergências
O Comitê de Enfrentamento aos Desastres Naturais de Teresina se reuniu nesta quarta-feira (29) para discutir ações e avaliar os danos decorrentes do ventania que atingiu a cidade na tarde de ontem.
Presente no encontro, o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Ribeiro, reiterou que todos os órgãos competentes estão alinhados para a tomada de ações emergenciais e lembrou que, para além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil tem o próprio canal de contato que pode e deve ser acionado em caso de necessidade.
“A Defesa Civil está preparada. Estamos com o telefone 199 ligado 24 horas pra atender à população. Qualquer evento que acontecer na cidade, a Defesa Civil está pronta paara receber a informação e encaminhar aos órgãos correspondentes. Temos parcerias com os bombeiros militares e com todas as SAAD’s. Todo o corpo da Prefeitura está alinhado para atender à cidade durante este período”, frisou.