A saúde e a segurança são elementos essenciais e obrigatórios no ambiente de trabalho. Eles são a chave para a excelência e, por isso, devem ser uma preocupação constante dos empregadores. No âmbito da segurança do trabalho, existem normas regulamentadoras que visam a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, garantindo a proteção dos colaboradores de uma empresa.
LEIA TAMBÉM
Em entrevista ao podcast apresentado por Renata Lourdes, presidente da ABRH Piauí (Associação Brasileira de Recursos Humanos do Piauí), o engenheiro de Segurança do Trabalho Daniel Magalhães explicou que não é preciso ter uma grande empresa para investir em saúde e segurança do trabalho e esclareceu como funciona o trabalho de um profissional da área.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
“Toda empresa que tem a partir de um funcionário de carteira assinada já pode trabalhar tranquilamente a segurança do trabalho. Os itens das normas regulamentadoras são os serviços que a gente oferece para a empresa. Nós somos só o elo. Existem as normas e existe a empresa e, às vezes, a empresa quer fazer, mas não tem o conhecimento de como fazer, como desenvolver um projeto de segurança dentro da empresa e é para isso que a gente existe, para facilitar esse dia a dia”, afirma.
Durante o X Congresso de Gestão de Pessoas, que aconteceu em Teresina nos dias 23 e 24 de novembro, Daniel Magalhães destacou que a prevenção de acidentes de trabalho envolve esforços na área de gestão, previsão, planejamento e empenho, com foco em avaliar riscos e implementar ações.
Para isso, é preciso alinhar procedimentos e processos juntamente com a gestão de Recursos Humanos da empresa, para que a cultura organizacional e a política da empresa contribuam diretamente para a mudança de comportamento dos colaboradores. A partir do momento que se torna política, o colaborador precisa se sentir parte do processo.
Nesse sentido, a segurança baseada em comportamento é um fator decisivo para evitar acidentes de trabalho. Por exemplo, a rotina de trabalho e a confiança demasiada podem acabar contribuindo para o esquecimento da importância do uso de equipamentos de proteção individual. Do mesmo modo, as próprias experiências podem influenciar nessa cultura de segurança.
“A gente vai ensinar às empresas que o principal é a própria empresa aprender, se conscientizar, internalizar o que é segurança. Se você tem 10 ou 20 funcionários, cada um tem uma cultura de segurança. E o que é essa cultura? É o que ele cresceu vendo no ambiente dele. Por isso é preciso unificar essa cultura de segurança. Por que eu sei o que é errado e mesmo assim eu faço? Na segurança baseada em comportamento, a gente vai ver a percepção de risco, porque a familiaridade com o trabalho, a confiança no equipamento e pensar que nunca aconteceu, pode fazer com que a percepção de risco baixe e dê a oportunidade para acontecer um incidente”, esclarece.
Segundo o Ministério da Defesa, existem 15 dicas que podem ajudar a prevenir acidentes no trabalho:
1 - Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
2 - Mantenha áreas de circulação desobstruídas;
3 - Não obstrua o acesso aos equipamentos de emergências (macas, extintores, etc.);
4 - Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;
5 - Não execute atividade para a qual não esteja habilitado;
6 - Não improvise ferramentas. Solicite a compra de ferramentas adequadas à atividade;
7 - Não faça brincadeiras durante o trabalho. Sua atenção deve ser voltada apenas para a atividade que está executando;
8 - Oriente os novos colaboradores sobre os riscos das atividades;
9 - Cuidado com tapetes em áreas de circulação;
10 - Não retire os equipamentos de proteção coletiva das máquinas e equipamentos. Eles protegem você e demais trabalhadores simultaneamente;
11 - Não fume em locais proibidos. Procure os locais destinados para tal;
12 - Evite a pressa, ela é “inimiga da perfeição”. Além de se expor ao nível de risco maior, seu trabalho não terá uma boa qualidade;
13 - Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades, através do check list;
14 - Ao sentar-se, verifique a firmeza e a posição das cadeiras;
15 - Não deixe objetos caídos no chão.