O primeiro óbito, deste ano, em decorrência da febre chikungunya em Teresina foi confirmado, nesta sexta-feira, (28), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os dados do boletim arboviroses de 2024 apontam um total de 254 casos confirmados e 28 em investigação na capital.
Segundo a FMS, a vítima trata-se de uma jovem que sofreu complicações atípicas, raras e letais da doença, incluindo comprometimento cardíaco severo.
“Por conta do caráter inusitado da situação, além de solicitar a contraprova dos exames laboratoriais inicialmente positivos, o caso foi discutido por um comitê de especialistas da Diretoria de Vigilância em Saúde para avaliar a relação de causalidade entre a infecção e o óbito”, diz a nota da FMS.
A FMS garante ainda que toda a assistência possível foi prestada à paciente e que a população deve continuar os cuidados em relação a se evitar os criadouros de mosquitos nos seus domicílios.
De acordo com dados da Sesapi, o Piauí já contabiliza, somente este ano, um total de 419 casos de chikungunya. Os municípios com maiores incidências de chikungunya por 100 mil habitantes e números de casos prováveis são: Amarante com 104 casos; Acauã com 40; São Pedro do Piauí com 14; e Alvorada do Gurguéia e Curralinhos, ambos com 9 casos.
LEIA TAMBÉM
- Teresina confirma três casos de febre Oropouche
- Febre de Oropouche: conheça a doença que pode ser novo surto no Brasil
- Piauí confirma mais uma morte por Dengue; Estado tem 19 vítimas da doença
- Veículos abandonados nas ruas de Teresina serão recolhidos no combate à dengue
- Estudante da UFPI morre com suspeita de dengue no Sul do Piauí
- FMS confirma morte por dengue de médica e óbitos no Piauí sobem para 11
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.