Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TJPI suspende reintegração de posse Ocupação Lindalma Soares, na Santa Maria da Codipi

O desembargador considerou que a retirada dos atuais ocupantes acarretaria danos e consequências imprevisíveis e indesejáveis.

17/03/2024 às 17h40

Um decisão do desembargador Agrimar Rodrigues de Araújo suspendeu o processo de reintegração de posse Ocupação Lindalma Soares, localizada na região da Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina. O recurso em favor dos moradores da ocupação foi apresentado pela Procuradoria-Geral do Município.

No despacho, o desembargador argumentou que no confronto entre o direito de posse do autor e o direito à moradia das diversas famílias, a retirada dos atuais ocupantes acarretaria danos e consequências imprevisíveis e indesejáveis. Ele destacou a importância de privilegiar a situação já consolidada no local, ocupada por milhares de pessoas de baixa renda, reconhecida pelo próprio Município como área de interesse social.

Ocupação Lindalma Soares - (Reprodução / Corre Diário ) Reprodução / Corre Diário
Ocupação Lindalma Soares

A decisão suspende a autorização da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina para a reintegração. A Procuradoria do Município alegou no pedido que a decisão anterior foi proferida sem considerar a manifestação prévia da Prefeitura e sem levar em conta o decreto municipal que declarou interesse social na área. Fotografias da comunidade foram apresentadas, evidenciando as precárias condições de vida dos moradores e a baixa renda dos ocupantes.

“Essa medida representa um alívio para os moradores da Ocupação Lindalma Soares, que agora têm garantido o direito de permanecerem em suas residências enquanto o processo de regularização fundiária segue em curso. A Prefeitura tem o foco de beneficiar cerca de mil famílias de baixa renda que já residem no local e reitera seu compromisso de levar condições dignas de habitação para todos os teresinenses”, destacou a Prefeitura de Teresina em nota.

Entenda

Em setembro de 2023, o prefeito assinou um decreto para iniciar um processo de desapropriação visando à regularização fundiária na Ocupação Lindalma Soares, situada na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Entretanto, uma liminar da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina determinou a reintegração imediata na posse do imóvel ocupado pela comunidade, inclusive com apoio policial.

Com informações da Prefeitura de Teresina