Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação contra raiva ocorre neste sábado na zona rural de Teresina

A 2ª fase da campanha de vacinação antirrábica irá contemplar neste final de semana as zonas rurais norte e leste

22/02/2024 às 15h16

22/02/2024 às 15h16

A segunda fase da vacinação antirrábica, promovida pela Prefeitura de Teresina, terá início neste sábado (24). Esta etapa irá contemplar as zonas rurais norte e leste da capital. Já no próximo sábado, dia 2 de março, será a vez dos cães e gatos residentes das zonas rurais sul e sudeste serem vacinados. 

De acordo com a Fundação Municipal da Saúde (FMS), os vacinadores irão nas propriedades dos tutores para vacinar os animais. 

Vacinação contra raiva ocorre neste sábado na zona rural de Teresina - (Divulgação/FMS) Divulgação/FMS
Vacinação contra raiva ocorre neste sábado na zona rural de Teresina

Na primeira fase da campanha, um total de 132.673 cães e gatos foram vacinados na zona urbana de Teresina. A vacinação antirrábica ocorreu em duas etapas, nos dias 2 e 9 de dezembro.

Élcio Leite Alves, gestor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), destacou que os tutores que não puderam participar da campanha ainda têm a oportunidade de levar seus animais para vacinar no centro de zoonoses. 

"Aquele tutor, que por acaso perdeu o dia da campanha, pode levar seu animal de estimação até a gerência de zoonoses em qualquer dia do ano em que teremos pessoal capacitado para aplicar a vacina", diz ele. 

O que é a raiva?

A raiva é uma doença viral grave e fatal que afeta mamíferos, incluindo seres humanos. É causada pelo vírus da raiva, que pertence à família Rhabdoviridae e ao gênero Lyssavirus. A doença é transmitida principalmente pela mordida ou arranhão de um animal infectado, com cães, gatos, morcegos e outros animais selvagens sendo os principais transmissores.

A raiva é uma doença viral grave e fatal que afeta mamíferos - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
A raiva é uma doença viral grave e fatal que afeta mamíferos

Uma vez que o vírus entra no corpo, ele se replica nas células musculares e depois viaja ao longo dos nervos periféricos até o sistema nervoso central, onde causa inflamação do cérebro e da medula espinhal. A raiva é uma zoonose, o que significa que pode ser transmitida de animais para humanos. 

Quais são os sintomas da raiva?

Os sintomas da raiva em animais podem variar dependendo da espécie e do estágio da doença, mas geralmente incluem:

1. Mudanças de comportamento: Animais com raiva podem apresentar comportamento incomum, como agressividade repentina em animais normalmente dóceis ou timidez extrema em animais normalmente sociáveis.

2. Excesso de salivação: Também conhecido como "babar", pode ocorrer devido à dificuldade em engolir causada pela paralisia progressiva dos músculos da garganta.

3. Dificuldade de deglutição: Os animais com raiva podem ter dificuldade em engolir, o que pode levar a engasgos frequentes.

4. Paralisia: À medida que a doença avança, os animais podem apresentar paralisia progressiva dos músculos, começando pela região afetada pela mordida do animal infectado.

5. Alterações vocais: Os animais podem emitir vocalizações incomuns devido à dor e desconforto causados pela doença.

6. Fotofobia: Sensibilidade à luz, fazendo com que os animais evitem ambientes bem iluminados.

7. Hiperexcitabilidade: Em alguns casos, os animais podem apresentar um estado de agitação ou excitação inexplicável.

Importância da vacinação antirrábica

A vacinação antirrábica é um procedimento veterinário que visa prevenir a raiva. A vacina contém antígenos do vírus da raiva, que estimulam o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos contra a doença, conferindo imunidade. 

Realizar a vacinação em massa de animais domésticos é uma estratégia eficaz para interromper a transmissão da raiva, protegendo os animais e também os seres humanos, uma vez que a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos.