Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vagas de emprego em Teresina: Sine divulga mais de 300 oportunidades

Os interessados devem procurar um dos postos de atendimento do Sine em Teresina

02/02/2024 às 15h49

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) divulga a oferta de 301 vagas de emprego nesta semana. Os interessados, basta procurar um posto de atendimento do Sine em Teresina, Centro, Dirceu e Espaço Cidadania, onde já deve possuir um cadastro prévio. O agendamento pode ser feito através do site: www.sine.pi.gov.br. O horário de atendimento são de 8h às 13h.

emprego carteira de trabalho carteira assinada - (Agência Brasil) Agência Brasil
emprego carteira de trabalho carteira assinada

Do total das vagas, cinco são destinadas a pessoas com deficiência. As oportunidades disponíveis são de carpinteiro, atendente, analista de marketing, cozinheiro, mecânico e outros. A metade das vagas são para operador de telemarketing ativo, onde necessita do ensino médio completo e 6 meses de experiência.

Para mais informações acesse o site oficial do sine: www.sine.pi.gov.br. 

Saiba como criar um currículo perfeito

Uma dúvida comum para quem está tentando se firmar no mercado de trabalho é como fazer a propaganda de si mesmo. Montar um currículo que atenda aos pré-requisitos do contratante e deixar claro as próprias potencialidades parece ser uma tarefa difícil de executar, mas ela não é impossível. Para quem quer fazer um currículo que se destaque entre os demais e chame a atenção na hora de ser selecionado, a dica é: menos é mais.

A primeira dica é: não se deve inserir informações pessoais e números de documentos nos currículos. Informações como número de RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho, PIS e nome do pai e da mãe devem ser suprimidos. O que precisa ter: nome completo do candidato, telefone (especificando se é ou não Whatsapp), endereço limitado apenas à cidade e ao bairro, sem inserir número de quadra e imóvel nem o nome da rua.

currículos - (Nathalia Amaral/O Dia) Nathalia Amaral/O Dia
currículos

É interessante também o candidato informar se dirige, se possui meio de transporte próprio, qual o meio de transporte e qual o tipo de habilitação (se A ou B). As pessoas que possuem transporte próprio ou são habilitadas saem na frente em processos de seleção e análise de currículo.

Outro ponto a que os candidatos devem se atentar na hora de fazer o currículo é o objetivo. Esse tópico serve para deixar claro ao recrutador o que se pretende dentro da empresa na vaga que se almeja.

A pessoa está se candidatando para área de vendas, por exemplo, deve discriminar um objetivo direcionado para esta função. É importante também se atentar para as nomenclaturas das vagas: elas podem variar de empresa para empresa e o candidato pode estar pretendendo uma vaga igual à que desempenhava em outro local sem se dar conta.

Com relação à formação escolar, a consultora de RH destaca que não é preciso inserir todo o histórico de formação do candidato no currículo. Basta apenas inserir a formação mais recente e o ano em que concluiu. Se for Ensino Superior, é preciso informar o curso, a instituição pela qual se formou e o ano em que a formação foi concluída.

Não precisa enviar junto com o currículos os certificados de cursos feitos, porque são documentos que não interessam diretamente para a empresa contratante. O que vai chamar a atenção do recrutador, é o currículo em si e não anexos.

Uma dúvida muito comum é: pode colocar foto no currículo? Sim, mas se a empresa não exigir que o candidato insira foto, ele não é obrigado a coloca-la. Caso decida pôr uma imagem no currículo, é preciso ter bastante atenção na hora de escolhê-la.

Para quem não teve nenhuma experiência profissional de carteira assinada para montar um currículo, o acerto é investir nas habilidades ao invés da experiência.

Iasmin Saraiva, com edição de Ithyara Borges