Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Zonas Sul e Sudeste recebem vacinação antirrábica no próximo sábado (28); veja locais

Os donos de cães e gatos devem se atentar aos locais de vacinação para garantir que seus pets recebam a imunização contra a raiva

25/09/2024 às 15h17

25/09/2024 às 15h17

A segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será realizada no próximo sábado, dia 28, nas zonas Sul e Sudeste de Teresina. Nessa fase, diversos pontos de vacinação estarão distribuídos por escolas, igrejas e unidades de saúde dessas regiões. (Confira lista de locais ao final desta matéria).

Zonas Sul e Sudeste recebem vacinação antirrábica no próximo sábado (28) - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
Zonas Sul e Sudeste recebem vacinação antirrábica no próximo sábado (28)

O gerente de zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Marlon Castelo Branco, reforçou a importância de os moradores dessas áreas levarem seus animais para serem vacinados. "A vacina é gratuita e é a única maneira eficaz de prevenir a raiva, uma doença que pode ser transmitida aos seres humanos. Ao proteger seu animal, você também está protegendo a si mesmo", destacou.

Os donos de cães e gatos devem se atentar aos locais de vacinação para garantir que seus pets recebam a imunização, fundamental para a saúde coletiva.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo humanos. O vírus da raiva é transmitido principalmente pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de mordidas, mas também pode ser transmitido por arranhões ou contato com mucosas.

A doença tem um período de incubação variável, podendo levar semanas ou meses para se manifestar, mas uma vez que os sintomas aparecem — como febre, dor de cabeça, confusão, agressividade e dificuldade de deglutição — a condição geralmente é fatal.

A prevenção é feita através da vacinação em animais domésticos, como cães e gatos, além de vacinas pós-exposição para humanos que tenham sido mordidos ou expostos ao vírus.

A vacinação regular de animais é a principal forma de controle da raiva, protegendo tanto os animais quanto as pessoas.

Confira os pontos de vacinação da zona sul clicando aqui.

Veja os pontos de vacinação da Zona Sudeste aqui


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.