Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ilustrador piauiense lança artbook e HQ na Comic Con São Paulo

Joniel Santos lança coleção de ilustrações e relança HQ em nova versão, para apresentar no maior evento de cultura pop do país.

19/11/2016 12:18

Uma paisagem desértica abre a primeira cena. Um menino contempla o espaço vazio montado numa motocicleta. Dá uma olhada no relógio, no pulso esquerdo, e acelera rumo ao vale de pedras adiante. Estes são os primeiros e únicos momentos de calmaria em Beeline, a história em quadrinhos do ilustrador piauiense Joniel Santos, que está relançando a HQ em uma edição mais sofisticada do que a primeira. 

Estilo pós-apocalíptico steampunk se tornou uma marca do trabalho de Joniel Santos (Ilustrações: Joniel Santos)

Joniel Santos é Ilustrador, quadrinista, músico e professor. Formado no curso de artes visuais, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o artista é dono de um traço pesado, de nanquim e aquarela, com personagens carrancudos e ao mesmo tempo carismáticos. As páginas de Beeline enchem os olhos e fazem um rock'n roll alucinante tocar na cabeça enquanto se percorre as páginas da curta história sem diálogos. "Esse trabalho é uma ideia que eu tinha bem antiga, e resolvi transportar para meu primeiro trabalho autoral em quadrinhos", comenta. A revista conta uma história curta e sem nenhum balão de diálogo. O estilo "pós-apocalíptico, meio Mad Max" preenche as páginas de um conto de perseguição, com ação desenfreada e desenhos de tirar o fôlego.  

Mas o verdadeiro lançamento é o seu artbook. O artista traz uma coleção de 20 incríveis ilustrações, que seguem a estética que se tornou marca reconhecível de Joniel. "Eu curto os elementos: máscara de gás, jaquetas de couro, excesso de parafernália no corpo dos personagens... o universo steampunk e cyberpunk me atraem", disse. 

Joniel está lançando as duas revistas em breve, e ambas estarão também na mesa do artista na Comic Con Experience São Paulo, a versão brasileira daquele que é considerado o maior evento de cultura pop do mundo. "É a primeira vez q eu participo. Diferente do Fliq (Feira de Livros e Quadrinhos, onde lançou a primeira edição de Beeline) que é voltado para quadrinhos, lá é um evento de o cultura pop, mas o espaço é muito grande. O Artist Alley, onde ficam os quadrinistas, dobrou de tamanho do que foi ano passado", comenta. "Então eu acho que pode ser uma boa oportunidade de crescer o público, mostrar para mais gente que não conhece ainda".   

Carreira

Além dos trabalhos com histórias em quadrinhos, Joniel é ilustrador profissional. Para ele, o mercado de ilustração é viável: "Você tem que saber se promover", diz. Ele conta que está há três anos no mercado de ilustração, e que é preciso estar aberto para outros tipos de trabalho. " Muita gente que trabalha com quadrinhos trabalha com ilustrações para capas de livros, por exemplo, publicidade e outras coisas.". Ele espera que a participação na Comic Con Experience São Paulo o ajude a conseguir contatos e atrair novos trabalhos. "o mercado está aberto, acho que funciona e é viável. acho que só cresce, cada dia mais ,e tem espaço para todos".

Página da HQ Beeline, que está saindo em edição de luxo (Ilustrações: Joniel Santos)

Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: