Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Justin Bieber em 1985? Produtor faz cantor voltar no tempo com remixes

Jerry Shen fala ao G1 sobre projeto Tronicbox, no qual recria hits de Bieber. Ele conta que ideia era botar banda de Michael Bolton para tocar com ídolo.

24/06/2016 12:31

Tronicbox (codinome do desenvolvedor de software Jerry Shen) tinha uma missão bem clara. Ele queria transformar Justin Bieber em ídolo dos anos 80. Deu certo. Em seu estúdio na cidade de Regina, no Canadá, criou versões para músicas do disco "Purpose", lançado pelo cantor no ano passado.

"Um dia estava conversando com meus colegas de trabalho sobre o fato de as músicas dos anos 80 terem um som único. E veio na cabeça essa ideia de botar a banda do Michael Bolton para tocar com o Justin Bieber", explica Shen ao G1, citando o americano que vendeu mais de 50 milhões de discos com seu soft rock para lá de ameno.

Capa de disco tem montagem com Justin Bieber para mostrar versão de 1985 do cantor (Foto: Reprodução/Tronicbox)

Capa de disco tem montagem com Justin Bieber para mostrar versão de 1985 do cantor (Foto: Reprodução/Tronicbox)

Shen diz que ouve do saxofonista de jazz Charlie Parker à estrela pop barraqueira Miley Cyrus. E qualquer desses artistas podem cair em suas mãos para versões que tentam, segundo ele, tirar os artistas de seus contextos originais.

Por enquanto, as recriações mais compartilhadas foram as versões oitentistas de "What do you mean?" e "Love yourself", de Bieber. Mas o propósito, veja bem, não é ficar só em "Purpose". "Provavelmente, não vou trabalhar só com a voz de Justin Bieber, porque eu recebo muitos pedidos para versões de outros artistas. E gosto de variar também. É possível fazer com qualquer música. É impossível fazer que o som fique bom todas as vezes".

Jerry Shen (ou Tronicbox) em ação (Foto: Reprodução/Facebook do artista)

Jerry Shen (ou Tronicbox) em ação (Foto: Reprodução/Facebook do artista)

Bieber com ombreiras
Mas é o tal de Bieber quem fez Shen se tornar conhecido entre fãs de um bom mashup ou remix. O que dizer do muso inspirador? "É bem capaz musicalmente", avalia. "Tem uma boa voz e senso de melodia excelente. Ainda tem o visual que poderia atrair o tipo certo de fãs e uma presença de palco impressionante. Basta mandá-lo de volta no tempo com um casaco de ombreiras rosa neon para que ele detonasse nos anos 80."

Há ressalvas, é claro. Para Shen, a voz de Bieber na maioria das gravações é sussurrada demais. "Não é tão penetrante quanto a do Michael Bolton. Então, tive que compensar um pouco, tentando destacar mais a voz e ainda fazendo se 'encaixar' na mixagem", explica o produtor, que toca instrumentos como teclado e saxofone nas versões.

O negócio demanda muitas horas de estúdio: as novas versões reaproveitam apenas a voz do cantor, sem as batidas feitas pelos produtores Skrillex e Diplo. "Gasto muito do meu tempo, porque baladas exigem muito mais atenção aos detalhes", resume.

Fonte: G1
Mais sobre: